segunda-feira, 2 de março de 2015

“É meu! Não! Eu tava brincando com ele primeiro!”

Quantas e quantas vezes vimos estas cenas em casa entre irmãos, ou até mesmo nas escolas entre coleguinhas.  Preciso que entendam o que quero explicar neste texto de forma clara: aquilo que parece briga para nós, adultos, na verdade são discussões por direito ao uso ou à propriedade, ou seja, quem tem direito de brincar naquele momento, ou quem é o dono do brinquedo.

Muitos pais e professores ficam irritados com estas atitudes das crianças, mas para mim isto é uma forma saudável de socialização. As crianças precisam aprender a conquistar, a defender seus princípios e a negociar acordos e desacordos. A vida adulta não é assim?


Vejo alguns adultos tirando o brinquedo em questão, e não deixando ninguém brincar com ele; outros, ainda, acabam deixando as crianças de castigo, em cantinhos de pensamento, e não as ensinam a administrar conflitos, a perceber os direitos e negociações que uma questão não resolvida pode suscitar. Isto é ruim e não prevê uma forma de saber educar para a vida! É claro que não devemos deixar a agressão chegar a questões físicas ─ não é isto ─ e se tiver que intervir, não é para punir, mas sim para que ambos possam entender e administrar como irão brincar e resolver o problema! Então, por favor, deixem as crianças resolverem seus próprios impasses e litígios! É extremamente necessário e sadio aprender a conquistar seu espaço, seus brinquedos, seus direitos e momentos.  A vida é feita de conquistas diárias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário