sexta-feira, 13 de março de 2015

“Estas histórias não têm mais fim? Eu quero dormir, socorro!”

Esta frase estava postada em uma rede social, com a foto de uma mãe e uma menina na cama, da qual se podia deduzir que a mãe contava histórias para a filha dormir, mas que esta, incansavelmente, queria ouvi-las novamente. Fiquei intrigada com a cena postada, e perguntei no chat, para a mãe, o que estava acontecendo. Ela me respondeu que já tinha contado a mesma história umas cinco vezes e que a filha não se contentava e não queria dormir, e que ela, a mãe, estava exausta, que estava quase dormindo e que já não sabia mais o que fazer.  Nisto ela me perguntou: “Por que a criança não dorme? Ela não se cansa da mesma história?

Vamos às respostas: se a criança dormiu demais no período da tarde, por exemplo, ela não terá sono no horário de costume. Muitos pais não prestam atenção nisto; tem dias que por causa de alguma variação qualquer, a criança acabou brincando muito de manhã e, por ficar exausta, acabou dormindo demais no período da tarde, atrasando todo o metabolismo do sono naquela noite. Criança gosta, sim, de ouvir e de contar a mesma história muitas vezes; elas precisam internalizar (decorar) toda a história, gostam de reviver sentimentos e sensações a respeito de determinado trecho, ou de determinada fala de algum personagem e, para isto, elas precisam que as histórias sejam repetidas várias e várias vezes.

Eu penso que o mais correto a se fazer é prestar atenção na rotina da criança e não cobrar algumas atitudes ou procedimentos sem saber, ao certo, como ela passou aquele dia. Penso, também, que se não é possível saber sobre como foi a rotina daquele dia, pode-se deduzir de que há algo diferente porque todos nós temos um dia que estamos mais cansados e dormimos logo e, em outro, vamos a uma festa, dançamos, conversamos muito, comemos e bebemos coisas diferentes e, por estarmos agitados com as mudanças ocorridas naquele dia, não conseguimos dormir logo.
Se com o adulto acontecem variações, é claro que com as crianças também. Paciência é a atitude mais correta! Agora, ficar falando, postando em rede, expondo a criança a constrangimentos em redes sociais, isso eu não concordo.


Por que não coloca uma música mais calma que dá sono? Por que não conversa sobre a importância de dormir, porque no outro dia a mãe precisa trabalhar... Isto, sim, seria o mais conveniente para esta situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário