quarta-feira, 4 de março de 2015

“Você não vai chupar picolé porque você vai sujar a roupa toda!”

Estava de viagem e parei em um posto de gasolina para tomar um café; no restaurante, estava um casal com dois filhos: o mais velho já tinha uns 5 anos e o mais novo uns 3, porque não falava corretamente todas as palavras. Era verão, e estava um dia insuportável de calor! O menino mais novo queria tomar sorvete, e dizia que queria picolé; insistia e sua mãe verbalizava assim: “Você não vai chupar picolé, você vai sujar toda a sua roupa e vai chegar na casa da sua avó todo sujo!” Bem, o menino insistia e nada da mãe deixar. Então ele resolveu perguntar para o pai, que devolveu a responsabilidade para a mãe verbalizando: “Isto é com sua mãe. Ela é quem decide!”

O garoto voltou a insistir, mas sua mãe foi cada vez mais categórica e dizia “não” o tempo todo; até ameaçou de bater no menino, e também ameaçou de lhe dar uma enforcada, mas como estava em público, acho que resolveu não fazê-lo; mas também não deu o sorvete. O garoto chorava... e nada feito! Esta cena acontecia na frente de todos e o pior é que o irmão mais velho, que já tinha mais discernimento pela idade, observava quieto tudo o que acontecia!

Não concordo com esta mãe! Se ela queria que não sujassem a roupa ela só tirar a camiseta, ou até mesmo providenciar uma troca, caso isto acontecesse. Outra saída seria levar lenços umedecidos e limpar a roupa, caso houvesse necessidade; mas não humilhar, ridicularizar a criança e valorizar somente a aparência em detrimento de uma vontade. Isto é muito ruim. Esta mãe não se deu conta, mas o filho mais velho, quando crescer, poderá valorizar demais o que os outros podem pensar dele e gastar em demasia somente para ter algo para impressionar os outros! Isto poderá acarretar problemas sérios de conduta na adolescência e na fase adulta. Chegar à casa da avó, limpinho e bonitinho, era mais importante que satisfazer a vontade de uma criança, em pleno dia de verão e calor imenso! Puxa, que belo exemplo de mãe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário