segunda-feira, 16 de março de 2015

Compra de material escolar: tudo novo ou reaproveitar?

Achei interessante a pergunta de uma mãe, pelas minhas redes sociais, sobre o tema acima e, por isto, resolvi escrever. Ela é uma pessoa que tem condições financeiras para comprar todos os anos um novo material escolar para seu filho, mas ela não sabia se isto ajudava ou atrapalhava em seu desenvolvimento, uma vez que seu filho estuda em uma escola particular, de renome, na cidade de Campinas, e a competição entre as crianças é grande. Fala da mãe: “Cada um quer aparecer mais do que o outro! Se um tem um tênis da marca x, o outro aparece com dois tênis da mesma marca, só para dizer que pode mais”.

Penso assim: Competição gera mais competição. Nosso mundo é competitivo, mas para que sejamos saudáveis e que ensinemos nossos filhos a serem também, precisamos ter em mente não prejudicarmos ninguém e nem nos tornarmos pessoas esnobes só porque temos uma condição financeira melhor que o outro.  O problema é quando esta competição gera humilhações, bulling, provocações verbais. Se esse tipo de comportamento excessivamente consumista e exibicionista for reforçado durante a vida infantil, esta criança certamente crescerá pisando nos outros! E é preciso haver uma boa dose de educação social para que todos entendam ─ seja a criança, sejam seus pais, seja a criança da outra família que se sentiu diminuída ou provocada a mostrar que ela tem ainda mais ─ é preciso que fique bem claro que ninguém é melhor do que ninguém nesta vida. Somos únicos e especiais da maneira como somos, e não melhores ou piores do que ninguém.


E em pleno terceiro milênio, ano de 2015, com tantos problemas naturais assolando o planeta e as sociedades (falta d’água, lixo em excesso causado pelo consumo exagerado, guerras por território, por intolerância social, racial, étnica, religiosa...), eu pensaria duas vezes se era o caso de comprar tudo novo para o meu filho, mesmo se tivesse condições de sobra para isso! A sociedade atual exige, de nós, um comportamento de reaproveitamento, reciclagem, reutilização. Assim, se o material ainda está em perfeitas condições de uso, por que não ensinar o verdadeiro significado do uso, da economia de matéria prima e de que ninguém será melhor do que ninguém somente porque tem tudo novo? Podemos ser seres humanos melhores se contribuirmos para o nosso planeta, o nosso país, a nossa casa e, para isto, precisamos reaproveitar ao máximo o que temos. O planeta agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário