segunda-feira, 4 de maio de 2015

Pais dão pouca atenção para o filho que dá menos trabalho

Quando uma família tem dois ou mais filhos, cada um tem a sua personalidade e jeito de ser, ou seja, tem aquele que é quietinho, que estuda, que come direito, que não apresenta “problemas”... e tem outro que dá o que pensar o tempo todo. Pois bem, geralmente os filhos que não dão trabalho aos pais acabam recebendo um tratamento diferenciado ─ quase beirando ao esquecimento ─ porque os próprios pais acham que com esse filho não tem com o que se preocupar! Engano de vocês!

Esta criança que recebe menor atenção, ou carinho, por parte dos pais, pode se sentir injustiçada e, na adolescência, começar a fazer efeito contrário: dar o que pensar! A base de formação de todo ser humano se encontra na infância e, portanto, é uma fase que merece de cuidados e atenção dobrados por parte dos adultos. Além disso, cada adulto é uma referência para a criança, fazendo com que ela busque se espelhar nesse adulto, seja pelo lado da semelhança, seja pelo lado da oposição; só isso já exige de nós, adultos, que sejamos atentos com a forma como agimos em nossas vidas e, principalmente, como agimos com as crianças, com nossos filhos, independente do temperamento que cada um tem.


Um filho que dá menos trabalho, não significa que ele saiba se virar sozinho, e nem que não tenha ”problemas”; ao contrário, ele pode, sim, estar camuflando uma situação, ou até mesmo uma frustração. Ele vê e ouve tanto os pais chamarem a atenção daquele que dá trabalho, que pode acabar desenvolvendo uma atitude e um jeito camuflado de ser, cujo fio condutor seja o medo e, para tal, o disfarce e a mentira acabam servindo de escudo. Medo não é respeito, nem uma forma saudável de viver a vida. Medo é ter um freio de mão sempre puxado, olhando para os lados para saber qual o melhor jeito de ser diante daquele ambiente. Então, quando acentuamos, na criação dos filhos, que o “ser bonzinho” não precisa de presença, nem de atenção, e que o “problemático” precisa disso tudo de forma reforçada, vejam que informação estamos passando para o desenvolvimento de nossos filhos! Pais: deem a mesma atenção a ambos os tipos de temperamento. Sei que é difícil, mas é necessário! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário