Muito se discute atualmente em nossa sociedade sobre a educação das crianças pequenas. Mas de quem é esta responsabilidade? Da instituição de ensino (creches e pré-escolas) ou das famílias?
Em termos legais, a Educação Infantil tem função complementar à ação da família e da comunidade, conforme prevê a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que significa que a instituição e a família precisam ser parceiras na educação dos pequenos. A minha preocupação se insere na perspectiva de que essa relação tem de ser saudável. Muitas vezes isso não acontece, pois fica um jogo de “empurra-empurra”.
Por um lado, os pais acham que a escola tem de ensinar tudo, porque eles não têm tempo, estão trabalhando. Por outro lado, a escola também não está dando conta de todas as funções que passou a agregar nos últimos tempos. Por este motivo é importante que exista a complementaridade. Todos são responsáveis direta ou indiretamente pelo educar e cuidar ensinando as crianças pequenas, para que se tornem adultos saudáveis.
A qualidade destas relações precisa ser pensada e repensada por todos os envolvidos, pois os pequenos são seres em formação, que merecem todo o nosso respeito e carinho, para que se desenvolvam de forma integral e integrada. As crianças dependem da intervenção dos adultos com os quais se relacionam. E esta intervenção não pode se dar de forma desequilibrada, porque ambas precisam estar em conformidade e em sintonia. A escola não pode ensinar de um jeito e a família de outro.
Isto poderá causar uma confusão na cabeça da criança e ela não saber qual rumo tomar, qual atitude está correta, porque, para a criança, todas as pessoas que educam, cuidam e ensinam são importantes, cada qual com seu papel definido. Essa conformidade não significa que escola e família concordem com tudo, não é isso. Vou dar um exemplo: se a escola trabalha na alfabetização com uma metodologia, em casa quando as crianças fizerem suas lições, a família também deverá auxiliar os pequenos da mesma maneira, porque senão poderá haver dificuldades de aprendizagem. Não porque as crianças não sabem, mas porque elas ora aprendem de uma maneira e ora de outra. Família e Instituição de Educação Infantil devem estar em complementaridade e sintonia.
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