quinta-feira, 15 de março de 2012

Parte III - Final - A importância da Leitura para Crianças de Zero a Três Anos

·  Devemos deixar a criança pequena manusear um livro?
Sim, devemos deixar com que as crianças pequenas manuseiem um livro seja de qual material for, manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita. Os diferentes materiais de que são feitos os livros, estimulam as percepções sensoriais quando estas exploram as diferentes texturas e formatos. Outro fator que devemos levar em consideração é que as explorações destes livros levam a criança a perceber que entre ela e o livro há uma distância mínima, e quando crescem tornam-se elas mesmas contadoras de histórias. 
· A leitura deve ser feita em algum ambiente específico?
Não existem ambientes certos para se ler a uma criança, esta pode ocorrer quando ela está na cama para dormir, pode ser feita quando ela está sentada no chão ou em uma cadeira confortável. Era tão bom quando alguém lia para nós antes de dormir! O importante é que o ambiente tenha claridade suficiente para que ela possa enxergar quando quiser manusear os livros. Mas nada pode ser colocado como regra, até debaixo de uma árvore num dia ensolarado pode ser um bom lugar para ouvir histórias, desde que a criança se sinta segura e aconchegante. Uma ideia que deixo para vocês leitores e que façam um piquenique num lugar diferente e leve livros de história para serem lidos neste lugar, tenho certeza que as crianças vão adorar. Sair da rotina, ter um dia diferente com leitura agradável será muito importante, tanto para os adultos quanto para as crianças, pois ler sempre no mesmo lugar e da mesma forma pode se tornar chato. Portanto, ouvir histórias pode ser em qualquer lugar, desde que traga prazer para os pequenos, respeitando sempre a vontade da criança, é claro que quando recém-nascidas, às vezes, é difícil de perceber as reações dos pequenos, mas aos poucos, por meio da observação você perceberá as vontades e desejos das crianças. Ela lhe mostrará se está com vontade de que você leia para ela, ou se quer dormir ou comer. Respeite o tempo e o espaço das crianças, assim quando adultas, o ato de ler estará associado a prazer e não obrigação ou chatice.

· Como são considerados os livros para crianças pequenas?
A criança pequena vê o livro como um brinquedo e vai criando vínculos com este objeto, a partir do momento em que descobre nele histórias que podem ser contadas e recontadas. É assim que a criança vai formando seu primeiro contato com o mundo da escrita e entende que o que está escrito pode ser lido por alguém e mais tarde por ela mesma. A função da escrita começa a ser trabalhada de forma lúdica, muitas vezes quando ela escuta uma história de faz-de-conta, ela imagina ser o próprio personagem da história lida e, muitas vezes, soluciona questões do seu cotidiano que ela ainda não sabia como era.  
· Ouvir histórias ajuda o bebê a formar seu vocabulário, mesmo que ainda não entenda o que está sendo dito?
Sim, porque para falarmos, precisamos ouvir o que está sendo dito. É fundamental que sejamos estimulados pela linguagem desde cedo, ou seja, estimular o ouvir destes recém-nascidos. Estudos comprovam que a criança que ouve histórias e vê as ilustrações de seus livros infantis desde bebê, desenvolve um vocabulário de até 600 palavras, até os seis anos de idade. O desenvolvimento da linguagem vem acompanhado do estímulo cognitivo e, consequentemente, melhora o desempenho no processo de alfabetização. Além, é claro, de proporcionar momentos de interação com o leitor, fundamentais para estabelecer um desenvolvimento social sadio com outras pessoas. A ampliação do vocabulário de uma criança se dá por meio de interações com outras pessoas, pois ninguém nasce falando. É, também, uma aprendizagem que depende dos aspectos físicos, do meio social e cultural que a criança está inserida.

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