terça-feira, 20 de março de 2012

Estimular, Ampliar, Diversificar e Sistematizar o Repertório Cultural das Crianças na Educação Infantil

 
O título deste texto expressa o objetivo que deve ser considerado por professores de Educação Infantil, com crianças de zero a cinco anos. Comecei pelo objetivo para que todos possam entender que a educação infantil tem uma intencionalidade, porque a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação Infantil faz parte da Educação Básica. Portanto, tem um objetivo a ser cumprido por todos os profissionais das creches e/ou pré-escolas.
Vocês devem estar se perguntando, mas como fazer para desenvolver este objetivo?
Por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras podemos desenvolver este objetivo no cotidiano da educação infantil, mas não o jogo, brinquedo e brincadeira por si só, e sim, como a intenção de educar e cuidar ensinando os pequenos e ampliando sua visão de si e do mundo que os cerca. Esta visão ampliada só acontecerá nas relações que eles estabelecem entre si e entre eles e os adultos.
Portanto, a figura dos professores e auxiliares, que estão diretamente no convívio com as crianças, é fundamental para que este objetivo seja alcançado com qualidade, eficácia e eficiência. São estas pessoas que, diariamente, podem ou não fazer a diferença do ato de educar e cuidar.
Deixar brinquedos espalhados pela sala de aula e/ou referência, para que as crianças simplesmente brinquem livremente, não é ter intencionalidade no ato de educar e cuidar ensinando, isto nada mais é do que preencher o tempo destas crianças até que chegue o horário de os familiares virem buscá-las. Para que as crianças aprendam a brincar e jogar, alguém precisa ensiná-las, e são os adultos que estão diretamente com elas que devem fazê-lo.
Todo jogo, brinquedo ou brincadeira deve estar permeado de um objetivo. Por que vou brincar disso ou daquilo, qual é a intenção educativa? O que quero que as crianças aprendam com esta brincadeira ou jogo? Todas essas perguntas devem ser feitas anteriormente pelo professor para si mesmo, para depois ser desenvolvido na prática pedagógica com as crianças.
Mas confesso que vejo muitas coisas erradas pelo meu caminhar na educação infantil, quantas e quantas vezes presenciei as crianças brincando sozinhas e os professores tomando café, conversando, enfim, fazendo outras atividades que não o brincar. Mesmo no parque, muitas vezes, as crianças passam grande parte do seu tempo brincando sozinhas, dia após dia.  Não que as crianças não possam brincar entre elas somente, não é isso! Mas que isso não se torne uma regra, pois neste caso, o que denota é uma educação infantil assistencialista e não educativa como prevista na Lei.
A Educação Infantil tem um objetivo claro, o que falta mudar é a consciência de quem e como educa e cuida. Se quisermos uma sociedade melhor, temos que parar para refletir sobre qual educação infantil se quer, efetivamente, em nosso país.

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