sexta-feira, 9 de março de 2012

Nem sempre a Escola Referência é a Melhor Opção para uma Aprendizagem eficaz

7/2/2012 - Assessoria OMEP Brasil
O método de ensino-aprendizagem deve ser avaliado antes de efetivar a matrícula
Hora de matricular o filho na escola, a ação que parece comum no seio familiar pode ser considerada um ato decisivo no desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes. O que muitos pais não sabem, é que a escolha errada pode interferir no processo de aprendizagem ao longo do período.
A especialista em Educação, Alessandra Muzzi, alerta: os pais devem estar atentos a metodologia de ensino aplicado no contexto educativo das instituições antes de efetivarem as matrículas.
“As famílias precisam conhecer a proposta pedagógica institucional, buscando junto a coordenação escolar informações claras sobre o processo de ensino-aprendizagem, de forma que o perfil  familiar do aluno se identifique com os padrões adotados na escola, caso contrário, o aluno não avançará  em sua aprendizagem”, declara.
Quando o assunto é o futuro dos filhos, Ana Claudia, mãe de dois estudantes, afirma que o método convencional utilizados por muitos pais, como o de receber indicações de parentes e amigos ou até mesmo considerar as propagandas midiáticas na hora da escolha da instituição, não é o meio mais correto.
“Na hora da matrícula eu analiso tudo, vou até o local, solicito autorização da diretoria para permancer um período na escola, converso com estudantes, pais, professores, enfim busco todas as informações. Quero ter a certeza de que meus filhos irão receber um ensino de qualidade, em um ambiente seguro”, pontua.
Para auxiliar os pais no dilema  da escolha da instituição de ensino, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um documento no site que esclarece quais instituições de educação infantil estão credenciadas e regulamentadas, além de fornecer informações sobre o número de aluno por sala, tamanho ideal ambiente de atividades, além dos subsídios que deve conter uma instituição de educação infantil para garantir os direitos das crianças.
Segundo a consultora em Educação, Vanda Minini,  é preciso antes de mais nada, conhecer o ambiente e  a   proposta pedagógica da instituição é fundamental, é neste documento que estará contido todo o embasamento teórico que norteará o trabalho do professor em sala de aula com seus alunos.
“Leia a proposta, pesquise para se informar mais sobre a teoria que embasa a prática do cotidiano da instituição. Se não estiver de acordo com os princípios educacionais que regem a educação de sua família, procure outra instituição. O local deve ser agradável e de confiança para os pais. Primeiro, os pais têm de se sentir seguros em relação ao local, aos profissionais, à filosofia educacional da instituição, confiança é a palavra-chave”, conclui.


http://www.vandaminini.com.br/

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