quarta-feira, 14 de março de 2012

Parte II - A importância da Leitura para Crianças de Zero a Três Anos

  • Recém-nascidos são receptivos à leitura?
Não posso afirmar e nem generalizar esta pergunta, alguns recém-nascidos quando escutam histórias infantis contadas por alguém ou até mesmo quando colocadas em forma de CD, parecem que gostam do que escutam, embora alguns se assustem. Então, o que recomendo é que façam uma avaliação por meio da observação, contem histórias aos recém-nascidos e se estes não manifestarem reações de repulsa, como o choro, continuem, pois só fará bem ao seu desenvolvimento físico, intelectual e social. Em se tratando de crianças pequenas não existe uma regra única. E o correto é que respeitemos a vontade dos pequenos, assim evitaremos situações constrangedoras, ou até mesmo, de medo. Algumas histórias causam medo, vou dar um exemplo, quantos de nós tínhamos que dormir ouvindo que o bicho papão estava em cima do telhado. Para uma criança que não sabe que bicho papão não existe, ela pode não querer dormir, ou até mesmo associar o ato de dormir rápido, por medo deste tal bicho papão. Depois quando adultas, este medo se transforma em outros, podendo originar, até mesmo, Síndromes de Pânico. Nós adultos temos de ter consciência do que lemos ou falamos para as crianças, muitos medos são colocados por nós, sem que pensemos nas nossas atitudes. O que aconselho é que selecionem o que ler e leia com prazer, para que a criança sinta que você, adulto, gosta de estar com ela naquele momento. Mas repito, isto é pessoal e não serve para todas as crianças.
  • Qual a importância do papel dos pais no processo de leitura?
Os pais são os primeiros a terem contato mais direto com os bebês, claro também, que não podemos generalizar esta afirmação, mas são eles os responsáveis pela educação dos filhos, e educar é também ensinar e estimular a ler, não nascemos lendo, adquirimos ou não este hábito desde muito cedo. É primordial que as crianças descubram, ao longo de sua vida, que existe o mundo da leitura e da escrita: um mundo social, cultural, econômico, político e industrial que podem ser encontrados nos livros.
  • Quando os pais podem começar a ler para os filhos?
Durante muito tempo se acreditou que a leitura deveria ser somente quando a criança já sabia falar, por volta dos dois anos de idade. Hoje acreditamos que ler não tem uma data definida e que isto pode ser feito desde quando o bebê nasce. É claro que a criança pequena não vai parar para prestar atenção em livros com diversas páginas e muitos desenhos. Mas hoje, no mercado, existem livros com histórias curtas que são de borracha, ou até mesmo de plástico com poucas informações e coloridos, despertando o olhar e a escuta da criança pequena.

  • Os pais podem ler qualquer tipo de livro?
Não, pois para cada etapa do desenvolvimento infantil, os interesses e motivações das crianças variam, o mais correto é procurar sempre nas livrarias alguém especializado que lhe indicará o livro para a faixa etária adequada, assim como existem os brinquedos para cada idade, isto também acontece com os livros. 
  • Quais tipos de livros existem atualmente no mercado para crianças pequenas que podemos deixar na sua mão para manusear?
Atualmente os materiais utilizados na confecção de livros para crianças pequenas são bem diversificados, existem livros de papel, plástico, borracha (EVA), tecidos, de madeira, em CD com músicas e até mesmo livros virtuais. Também existem livros de preços variados, por que estes variam de acordo com o material utilizado em sua confecção. Uma pergunta deve estar suscitando em suas mentes: Qual livro comprar? O meu conselho é comprar aquele que cabe no orçamento, pois todos têm a mesma função. O que importa para a criança são as histórias contadas, é claro que o visual também é importante, mas não façam loucuras, estourando o orçamento e acreditando que não estão fazendo o melhor para seus filhos se não comprarem o livro que custa muito caro para seu bolso. Lembre-se que, ensinar a realidade para seus filhos é mais importante, e comprar aquilo que é possível é educar para a realidade.

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