28 de fevereiro de 2012
O trabalho com projetos é uma das maneiras de se realizar um planejamento no cotidiano escolar, mas precisa ser muito bem entendido, porque vejo alguns equívocos acontecendo com a metodologia de projetos em sala de aula, desde a educação infantil até o ensino superior. Primeiro que esta metodologia já é utilizada desde o Movimento da Escola (1932) por John Dewey. Então, não é algo recente, como muito educadores pensam.
Trabalhar com projetos é desenvolver o pensamento científico desde a mais tenra idade. Mas o que vem a ser pensamento científico? O pensamento científico é aquele que o indivíduo permite explicar, interpretar, defender, desafiar e explorar o significado de algum conteúdo que está sendo estudado. Para isso, como todo comportamento humano, ele não é inato e precisa ser aprendido. E a metodologia de projetos permite o desenvolvimento deste tipo de raciocínio, no qual a lógica dos fatos e acontecimentos é de extrema relevância, e nos dias atuais, com tantas informações tecnológicas, as crianças conseguem desenvolver isso com muita rapidez, mesmo fora da escola. Os professores precisam se apoderar desta metodologia para que a aprendizagem seja eficaz, eficiente e atrativa, com significados para toda a vida.
O planejamento na metodologia de projetos é o do trabalho científico, portanto, ele vai acontecendo ao longo do semestre e ano letivos. De antemão, não pode estar previsto nem as atividades e/ou situações significativas, como também o seu final.
Vejo pelas minhas andanças na educação, que algumas escolas e corpo docente fazem seus planejamentos chamando-os de metodologia de projetos, mas na verdade estão equivocados quando seus planos são idênticos ao plano de ensino ou de aula, realizados dentro de uma perspectiva da educação tecnicista, no qual os objetivos gerais e específicos, os conteúdos, os procedimentos de ensino, os recursos utilizados, a avaliação e o tempo previsto para a execução do projeto já está toda pronta. Isto não é um trabalho com projetos, mas um plano de ensino ou de aula disfarçado com o nome de projeto.
Projetar no dicionário da web significa: atirar à distância; arremessar; arrojar. Fazer um projeto ou uma planta de: projetar uma casa. Planejar; formar o desígnio de: projetar uma viagem. Fazer passar (filmes, slides, gravuras etc.) num aparelho que estampa tais imagens numa tela. Geom. Figurar ou representar por meio de projeções. Ou seja, até podemos esboçar um projeto, mas não podemos determinar tudo de antemão o que irá acontecer, porque senão não acontece o desenvolvimento do pensamento científico, que é elaborar hipóteses, experimentar, testar, comprovar e tirar conclusões.
Quando um projeto já vem pronto e pensado pelo professor, o pensamento científico não é desenvolvido e isto não é trabalho com projetos, mas sim, uma aula tradicional disfarçada de projeto. Na metodologia de projetos, o professor é aquele que media o conhecimento e não o detentor do mesmo, nem mesmo o professor sabe qual o caminho que o projeto vai seguir, todos os envolvidos partem de um ponto central, mas a chegada não pode ser pensada antecipadamente, todos embarcam numa viagem rumo a conhecimentos com significados reais para todos os envolvidos. Elaboram hipóteses, experimentam, concluem e partem para novos rumos. O trabalho com projetos é uma metodologia que, realmente, desenvolve a criticidade com argumentações. Isto é o pensamento científico.
Drª. Vanda Minini
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP
Consultora e Palestrante em Educação
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessora Dra. Vanda,
ResponderExcluirCongratulações pelas valiosas informações postadas em sua página!
Um grande abraço, respeitosamente!
Roney R. Guimarães