sábado, 17 de março de 2012

Hiperatividade: Prudência na Identificação do Transtorno

A criança que possui o Transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) apresenta como sintomas: hiperatividade, falta de atenção e impulsividade. Este é uma síndrome de uma conduta de comportamento que tem origem neurobiológica, portanto é causado devido a uma alteração do sistema nervoso central. É uma patologia que precisa ser tratada por profissionais da área médica possível de ser diagnosticada e tratada.
Surgiu na minha mente um questionamento:
Se hiperatividade é um transtorno que deve ser diagnosticado por médicos porque então muitos professores dão este veredicto para pais e alunos, estigmatizando aquela criança que não está conseguindo prestar atenção na aula?
Vejo com muita frequência dentro da educação, profissionais diagnosticando a falta de sucesso no rendimento escolar de uma criança como hiperatividade. Muito cuidado e decidi escrever sobre isto para que todos possam refletir melhor o que é hiperatividade ou desinteresse.
Uma aula pode estar desinteressante e isto causar comportamentos nas crianças de impaciência, e por que o professor não assume que sua aula é chata prefere diagnosticar e pior estigmatizar as crianças como hiperativas.
Pior os pais por desconhecerem este transtorno podem até tomar atitudes agressivas com seus filhos sem ao menos entender o que esta acontecendo. Nenhum pai quer ver seu filho(a) indo mal na escola, dá uma sensação de impotência, muito cuidado ao acreditar que um profissional da educação e não da área médica de tal veredicto de uma criança.
As crianças no mundo atual são pessoas que estão conectadas com o mundo virtual e desafiador para elas, porém nas aulas muitas vezes precisam ficar sentados durante 4 ou 5 horas ouvindo o professor falar o tempo todo. Quem consegue ficar tanto tempo assim parado, se para o adulto é difícil imagina para a criança. Mas, por comodismo ou falta de inovação na educação é mais fácil para os profissionais da educação no Brasil diagnosticar a criança do que rever sua maneira de ensinar.
Não estou dizendo que o transtorno não existe não é isso, não entendam equivocadamente, existe sim e precisa ser tratado caso seja diagnosticado por um especialista da área da saúde. Mas o que quero alertar diz respeito aos diagnósticos errôneos feitos por pessoas não especializadas e que podem estigmatizar alguém para sempre como uma criança hiperativa.
Rever a maneira de ensinar no mundo atual é fundamental para despertar o interesse das crianças em estudar, isso sim é da responsabilidade e compromisso dos profissionais da educação. Conhecer metodologias inovadoras, desafiadoras, e que realmente despertem o interesse das crianças é papel da educação.
Para rever a maneira de ensinar é necessário reavaliar o seu pensar, sentir e agir no cotidiano de sala de aula. Inovar na educação não requer materiais mirabolantes, tecnologias de ultima ponta, às vezes o que falta é criatividade, vontade, interesse e comprometimento com a formação de outro ser humano.
Também encontro no meu caminhar pela educação situações significativas e/ou atividades extremamente simples, eficazes e eficientes do ponto de vista do processo ensino e aprendizagem. Mas isto requer dos profissionais da educação: consciência, sensibilidade e responsabilidade na formação de outro ser humano que está em desenvolvimento bio-psico-social.
  

Um comentário:

  1. O livro infantil JOÃO AGITADÃO aborda de forma lúdica as principais características das crianças hiperativas e ajuda a aumentar a autoestima dessas crianças.

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