quinta-feira, 29 de março de 2012

Hora de Dormir: o que Fazer?

Caros pais e familiares, este texto é para que vocês possam refletir sobre suas atitudes com relação à hora de dormir das crianças. Muitas vezes, cometemos alguns erros por falta de conhecimento ou, até mesmo, porque repetimos o que fizeram conosco quando crianças.
Algumas crianças podem apresentar certa resistência para dormir, querendo ficar acordadas até mais tarde, para assistir a um filme, brincar no vídeo game, entre outros. E, na maioria das vezes, nós adultos temos horários rígidos para dormir, porque no dia seguinte temos de trabalhar cedo. Esta situação é enfrentada por muitos pais e mães. O que fazer nestas situações?
Toda criança precisa de horários regulares de sono, pois o organismo necessita disto para ser saudável. Chantagens e ameaças não levam a lugar algum, pelo contrário, só instigam comportamentos que depois, você não saberá mais como lidar.
O melhor a fazer é conversar com a criança sobre a importância do sono. Para quem tem filhos pequenos, estes devem estar se perguntando: Mas meu(ia) filho(a) ainda não entende? Como farei isso? Vou dar algumas dicas para vocês.
Uma delas é colocar música instrumental, bem baixinho, pois relaxa a mente e o sono vem.  Você também pode cantar músicas infantis, mas cuidado, pois algumas podem causar medo para as crianças e no lugar de dormir elas vão adquirindo hábitos de insegurança. Pensem na música, por exemplo, do Bicho Papão. Esta música pode causar medo ao invés de sono. Para algumas pessoas isto parece ilógico, mas não é. Para algumas crianças isso não vai fazer diferença nenhuma, mas para outras, pode causar medo e até pânico.
Então, por que no lugar de ajudar a criança a dormir, causamos mais problemas ainda nessa hora que deveria ser de total relaxamento? Pensem em suas atitudes!
Outra dica é fazer massagens nos pequenos, mas aprenda a fazer isso direito, existem massagens específicas para crianças pequenas, isso ajuda muito a relaxar. Ainda mais se seguida de um som agradável. Só cuide para que você não durma antes de seu(ua) filho(a), porque é bem provável que você também se sinta relaxado e possa dormir antes mesmo do que a criança, isso pode ser perigoso.
Horário de dormir é um momento que tem de ser calmo, sem estresse. Os problemas com o sono quando adultos podem ter sido causados na infância. Não entenda errado! Não disse que todos os problemas de sono quando adultos foram causados quando crianças, mas podem ter sido. Horário de sono deve ser prazeroso, pois é uma necessidade de todo organismo para recompor as energias vitais, e é necessário.
Se alimentar demais no horário de ir dormir também pode atrapalhar o sono, cuide da alimentação saudável nesse período, para que os pequenos durmam tranquilos e você também.
Brigas, xingamentos, ameaças, chantagens, violência física, comida e bebida em excesso, músicas erradas não ajudam em nada nesse momento, pelo contrário, só pioram a situação. Podendo ser prejudicial, não somente para aquele momento, mas para a vida toda. Pense e reflita sobre suas atitudes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário