sexta-feira, 23 de março de 2012

Desenvolvimento da Autonomia na Educação dos Pequenos

Quando nascem as crianças dependem dos adultos para sua sobrevivência.  Comer, beber, vestir, fazer a higiene pessoal, enfim precisam de cuidados básicos para a saúde física. Aos poucos, os pequenos vão adquirindo novos comportamentos e com mais autonomia vão aprendendo a ser e estar no mundo.  Mas, para que isto ocorra de forma saudável, os adultos precisam ensinar, educar e cuidar das crianças. Surge então um questionamento: O quê significa: ensinar, educar e cuidar?
Significa que cabe aos adultos ir ensinando a engatinhar, a andar, a falar, a segurar sozinho(a) a mamadeira, depois o copo, e assim ir educando. Alguns cuidados são necessários tais como: observar se os objetos estejam corretamente adequados a idade. Agora, mimar demais, achando que a criança não é capaz de realizar algumas tarefas como, por exemplo, com 4 e 5 anos a servir sua comida no prato, isto não é educar. Sei dos perigos existentes, e neste sentido, o cuidar se faz primordial, porém sem exageros.
Deixe que a criança com 4 e 5 anos comece a servir sua própria comida, segure em sua mão se for necessário, deixe-a experimentar se servir, não brigue com ela se colocar comida demais e depois não conseguir comer tudo. Explique: uma, duas, três, quatro, cinco até mil vezes se for preciso para que ela adquira a aprendizagem da quantidade suficiente para seu organismo, mas como irá adquirir este comportamento se não vivenciá-lo.
O que sobrar no prato nas primeiras tentativas deve ser dialogado para que a criança entenda que deve ser colocada uma quantidade suficiente para se alimentar e se precisar poderá se servir mais vezes. Agora, forçar a criança a comer tudo o que colocou no prato ameaçando-a não brincar se não comer tudo, isto não é educativo, pelo contrário isto é ensinar chantagem. Além do que, ela pode até passar mal por ter que se alimentar em demasia ou então poderá ficar gravado em sua mente uma atitude agressiva no ato de se alimentar, podendo quando adulta possuir algum tipo de distúrbio alimentar.
Pais e professores cuidado com suas atitudes na formação da independência das crianças pequenas, elas precisam adquirir autonomia, de maneira saudável e com responsabilidade. Autonomia com responsabilidade significa saber o que está fazendo e isso precisa ser ensinado de maneira correta, objetiva, explicando a lógica dos fatos e não com ameaças, punições, chantagens.
A criança precisa entender o que está fazendo para ir se tornando autônoma e isto denota paciência, carinho, compreensão, experiência. Como vai aprender a se servir se não faz isso nem em casa e nem na escola? Experimentar é a palavra-chave de todo o aprendizado com significado. Aprendizado para a vida!
Experimentar é adquirir hábitos, para isso, a criança precisa sentir, analisar, comparar, praticar. Só aprendemos na vida por meio de tentativas, por exemplo, se hoje ela serviu muita comida, depois que você explicou, conversou, amanhã ela poderá se servir menos e assim sucessivamente. A criança precisa de limites sem proibições para vivenciar novas sensações e sentimentos de que pode errar sem medo de ser punida.

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