segunda-feira, 19 de março de 2012

Indisciplina em Sala de Aula: Principais Causas

Hoje a educação brasileira desde a Educação Infantil até o Ensino Superior enfrenta um sério problema de comportamento em sala de aula: a indisciplina. Caracterizada como sinônimo de desobediência, insubmissão, rebelião ou até mesmo subversão (dicionário Aurélio), neste texto reflito sobre algumas possíveis causas deste comportamento.
Primeiramente, vamos pensar que os alunos de hoje são pessoas muito bem informadas por conta da tecnologia existente, TV, computadores, celulares, i-poid, i-phone, etc. A informação não é mais característica somente do professor em sala de aula. Anteriormente a este mundo tecnológico o professor era a única pessoa detentora do saber, e muitas vezes devido a sua soberba e vaidade amedrontava seus alunos e exigia respeito unilateral, ou seja, aos alunos cabia apenas se curvar diante de tamanha arrogância. Mas isso era entendido como respeito à categoria profissional professor. No meu conceito isso não era respeito, mas sim medo, pois ameaças e castigos eram frequentes para requerer tamanha obediência. Este comportamento de medo foi durante muito tempo interpretado como disciplina.
Mas o mundo evolui, as tecnologias hoje nos dão a possibilidade de se conectar com tudo e com todos instantaneamente, e elas passaram a fazer parte do nosso cotidiano sem nos darmos conta direito, as crianças hoje já nascem e crescem neste mundo, mas queremos educar e ensinar ainda de forma como se essas tecnologias não existissem.   A lousa e o giz ainda fazem parte das nossas escolas, não que elas precisam ser colocadas de lado não é isso, mas precisam ser renovadas.
As crianças com maior poder aquisitivo dispõem em escolas particulares de tecnologias em suas aulas, mas isso não é a realidade da grande população brasileira. Para os menos favorecidos ainda sobram à lousa e o giz e a voz do professor. Fica claro que o mundo tecnológico é muito mais atrativo para as crianças do que uma lousa, giz, caderno, lápis e borracha. E competir com esta tecnologia toda é burrice, uma vez que isto não vai mais regredir pelo contrário cada vez mais teremos aparelhos sofisticadíssimos.
Esta pode ser uma das causas da indisciplina em sala de aula, querer ser o único detentor do conhecimento e mais querer que os alunos prestem atenção em aulas que muitas vezes são desconectadas com o mundo atual e real é fadar a falência da educação brasileira.
O respeito hoje precisa ser mútuo na relação professor e aluno, não que tenha que ser de amizade não é isso, somos profissionais, mas o respeito pelo que a criança pensa, sente e age é fundamental para que o ensino transcorra de maneira eficaz e eficiente.  O respeito unilateral deve ser transposto pelo respeito mútuo. No qual, o processo ensino e aprendizagem sejam de mão dupla.  Aprendemos muito com a geração mais nova se estivermos abertos para isso, se formos verdadeiros e honestos. Isso é uma conquista diária.
Gritar, agredir com palavras, com ameaças e castigos não são comportamentos que instauram a disciplina nos dias atuais, pelo contrário causa mais revolta ainda e geram comportamentos mais indesejáveis. O diálogo é forma de tomada de consciência, no qual se instaura a disciplina no cotidiano escolar seja em que etapa escolar a pessoa esteja.

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