segunda-feira, 5 de março de 2012

OMEP/BR Entrevista Vanda Minini sobre o Contexto Social e a Educação dos pequenos - http://primeirainfancia.org.br/?p=7902

Educar os pequenos de forma a contribuir para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis por suas atitudes, pessoas de bem. É com esse intuito que pais e responsáveis atuam diretamente na formação da criança, ensinando-lhes o que é certo e o que é errado.

Entretanto, as mudanças sociais e comportamentais comprometem, dia após dia, a autonomia dos pais na instrução dos filhos, e torna o educar, ainda mais complexo.

Segundo a consultora em Educação, Vanda Minini, em entrevista à OMEP/BR/MS, as diferenças começam nos contextos tecnológicos em que vivemos. “Hoje nossas crianças se conectam e obtêm informações e conhecimentos, muitas vezes, até maiores que os seus próprios pais, devido ao tempo que os mesmos ficam expostos a esta tecnologia, enquanto seus pais exercem funções trabalhistas”, evidencia.

Sob essa visão, a sublime tarefa de educar já necessita de novas ferramentas, que acompanhem as evoluções dos pequenos, dentro e fora de casa. “Nossa educação já não funciona mais com autoritarismos, sem explicações lógicas, os pequenos de hoje são crianças questionadoras e críticas. Não aceitam imposições sem entenderem o que está sendo dito”, reforça a consultora.

Dentre os muitos questionamentos ao lidar com as dúvidas e atitudes dos pequenos, a consultora expressa sua opinião e indica: “Educação ideal é colocar limites, sem proibição. Ensinar o porquê do sim e o porquê do não. Os diálogos devem ser verdadeiros. Sendo assim, nós formaremos um adulto saudável, coerente, consciente e generoso.”

Mesmo diante de tantas mudanças, tecnológicas e culturais, o bom senso para o entendimento na educação dos pequenos deve ser ponderado, e pais, professores e governantes precisam entender o contexto da criança, de modo a não incutir nas mesmas uma instrução forçada e invasiva, comprometendo assim, seu desenvolvimento futuro.

Por: OMEP/BR/MS
Comentários encerrados.
Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância Avante - Educação e Mobilização Social Rua Baependi, n 177, Ondina Salvador/BA (71) 3237-6878
As ilustrações foram feitas pelas crianças: Aruã e Lia de Abreu Santos e Pedro Maia Marcilio.












Nenhum comentário:

Postar um comentário