terça-feira, 13 de março de 2012

Parte I - A importância da Leitura para Crianças de Zero a Três Anos



  •  De que forma a leitura contribui com o desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos?
A leitura é um dos meios que as crianças pequenas possuem para desenvolver sua criatividade, imaginação e capacidade de expressão. Por meio da leitura ampliamos, diversificamos e sistematizamos a pluralidade cultural das mesmas, neste sentido, a leitura educa e ensina para que as crianças adquiram conhecimentos importantes para o seu desenvolvimento integral e integrado. É por meio da leitura que as crianças estabelecerão relações com o mundo, permitindo a interação entre adultos e crianças e entre as crianças, para que elas possam ter um desenvolvimento sadio na sua integralidade física, intelectual, emocional e social.  Na leitura, quem lê não está diante do autor para completar as informações que lhe são necessárias para se ter uma melhor compreensão, neste sentido o texto atua sobre os processos cognitivos do leitor, fazendo-os pensar e repensar sobre determinado assunto. Para Vigotski (1996), o crescimento intelectual da criança depende de seu domínio dos meios sociais do pensamento, isto é da linguagem. Os significados de homem e de mundo são criados a partir dos encontros que estabelecemos com este mundo. E os livros são uma forma de linguagem por meio do qual as crianças criam significados e pensamentos. Para entender os significados que as crianças constroem ao longo de uma leitura é necessário entender o conceito de criança. Entendo o conceito de criança como um sujeito histórico, social, ativo, produtor e reprodutor de cultura. Embora existam vários conceitos de cultura circulando entre os mais diferentes autores, quer sejam nacionais ou internacionais, elucido que o conceito aqui entendido é o que Hannah Arendt (1979, p. 267) preceitua: “Cultura é o modo de relacionamento do homem com as coisas do mundo”.  Para entendermos o conceito de produtora e reprodutora de cultura, precisamos do conceito citado acima, pois como podemos considerar uma criança de até três anos, como produtora de cultura? Se entendermos os gestos, movimentos, balbucios e modo como as crianças pequenas se relacionam com as coisas do mundo, entenderemos este conceito. E porque é importante entendermos este conceito? Porque muitas vezes nos esquecemos que estas crianças, por meio destes movimentos, gestos e balbucios possuem voz e compreendem o mundo a sua maneira. A leitura desenvolve a cognição, propicia afetos e a sociabilidade das crianças desde muito cedo.
  •  A leitura influencia no futuro rendimento escolar da criança?
Sim, desde muito pequena a criança ouve histórias quer seja para dormir, quer para ser aquietada ou entretida. Quando ela ouve histórias ela vai internalizando gradativamente o modelo narrativo que perpassa todas as histórias infantis. Ao ouvi-las internalizam este modelo, mas também, criam e recriam novas ideias, personagens, conflitos, finais etc. Sua imaginação e fantasia rolam soltas sem preocupações, quando chega à escola, a criança desenvolverá atividades de escrita no processo de alfabetização, e geralmente o procedimento que a criança segue, e que lhe é familiar, é a narrativa desenvolvida anteriormente, por meio da escuta de histórias infantis.

Drª. Vanda Minini
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP
Consultora e Palestrante em Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário