sexta-feira, 16 de março de 2012

Período de Adaptação das Crianças Pequenas e da Família na Educação Infantil


Toda entrada de uma criança pequena em uma instituição educacional requer alguns cuidados necessários por parte dos pais e da instituição. Não existe um tempo certo para este período e nem posso afirmar que todas as crianças terão os mesmos comportamentos. Alguns choram, outros não. Alguns deixam de se alimentar, outros não. Alguns sentirão mais medos do que outros. Pense em um ambiente novo, com pessoas novas, rotina nova, tempo diferente do que estava acostumado, isto assusta qualquer um, em qualquer idade. 
Até certo ponto estas reações são normais, os pequenos sentiam-se seguros com uma rotina e terão de se adaptar a novas situações. Vocês leitores devem estar se perguntando: O que fazer se meu filho está demorando demais para se adaptar na educação infantil?
Primeiramente digo aos pais não fiquem ansiosos ou temerosos demais, porque vocês podem estar passando para seus filhos insegurança. As crianças são muito perceptivas e percebem as reações dos adultos que estão a sua volta. Sei que deve ser angustiante quando um (a) filho (a) não está se adaptando em uma nova situação, mas pensem que isto irá acabar, é só por um período de tempo. Os adultos também se sentem inseguros quando trocam de empregos ou quando entram em uma faculdade, com as crianças pequenas também não é diferente.  
Só o que elas precisam neste momento é que vocês entendam-na e não critiquem e nem façam chantagens ou prometam coisas que não possam cumprir. Por exemplo: não digam a elas, se você ficar quietinho eu vou te dar um presente ou se você se comportar direito hoje, vamos passear em tal lugar. Isso não ajudará em nada, pelo contrário, vocês reforçarão, ainda mais nas crianças, comportamentos inadequados. Converse com as crianças, expliquem o que é uma instituição infantil, fique com ela um período na instituição.
Confiem nos profissionais que cuidam e educam os seus filhos. Converse com as professoras da criança, estabeleçam uma relação de segurança, assim este período se torna menos árduo para todos.
Quando era professora de educação infantil, muitas vezes presenciei um receio tão grande por parte dos pais, que em vez de eles ajudarem neste período, eles atrapalhavam mais. Já vi pais gritando com as crianças, largando os pequenos na escola e sair correndo, xingando e até ameaçando bater. Nada disto é correto, e em vez de ajudar para que as crianças passassem por este período de maneira tranquila, pioravam toda a situação. Algumas crianças diante desses comportamentos choravam muito, não se alimentavam ou até mesmo urinavam muito, porque estavam com muito medo.
A relação que se deve estabelecer, entre pais e instituição de ensino, é de total confiança, ninguém deve jogar no outro a responsabilidade deste período de adaptação, mas sim, unir-se para amenizar este período, caso haja algum problema. Algumas vezes, vejo os pais responsabilizando a escola e vice-versa, isto em nada vai ajudar a amenizar tal situação.
Para que a criança sinta-se segura em um ambiente diferenciado, ela necessita que pais e os profissionais da instituição saibam exatamente qual é seu papel nesta tarefa. A família e educação têm papéis diferenciados na educação dos pequenos, e isso na educação infantil, às vezes, é complicado, pois os professores não podem exercer o papel da família e a família não pode exercer o papel dos professores, cada um tem seu papel e responsabilidade na educação dos pequenos.  

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