domingo, 4 de março de 2012

Proposta Pedagógica: Construção Coletiva

13 de dezembro de 2011



Caros leitores, neste texto, abordarei sobre um documento importante que todas as instituições de ensino devem ter, quer seja de educação infantil, fundamental ou médio, trata-se da proposta pedagógica, ela é necessária, pois norteia toda a educação. Mas, o que vem a ser uma proposta pedagógica?
No dicionário da web, o termo proposta está designado como: “Ação de propor; promessa, oferta; declaração verbal ou escrita com a qual se visa obter uma concessão, realizar uma obra, estabelecer um contrato etc; proposição, sugestão.
Responsabilidade, compromisso com a verdade são elementos essenciais na ação de propor algo nas instituições de ensino. Ela não deve ser mais um papel ou agora na era digital mais um arquivo bonito para se ler, mas totalmente desarticulado da realidade. Por isso, não existe um modelo único de proposta pedagógica, pois cada instituição está inserida em um contexto social e cultural com especificidades e características sociais e culturais diversas. Uma proposta, quando bem elaborada, atende as necessidades do grupo em que está inserida. Por que digo se bem elaborada? Por que no meu caminhar pela educação, já vivi realidades inócuas.
Já presenciei direção e coordenação copiando propostas de um ano para o outro, ou pior, copiar de uma escola para outra com realidades diferentes ou propostas sendo compradas prontas por especialistas da educação. Muitas vezes, quando professoras, não sabíamos nem se existia ou não a proposta. Fico me perguntando o porque destas atitudes. Hoje como pesquisadora na área da educação, cheguei a algumas hipóteses, que divido com vocês neste momento: preguiça, falta de comprometimento, responsabilidade e motivação e não saber fazer, são alguns pensamentos que norteiam as minhas dúvidas.
Mas nada disso justifica os atos mencionados anteriormente. Trabalhar “NA e PARA” a educação requer consciência e coerência com outros seres humanos.  Não estamos lidando com pedras, mas sim, com pessoas que necessitam ser ensinadas/educadas. Estas pessoas são reais com necessidades próprias, então, precisam de propostas reais, muitas vezes algumas propostas se parecem mais com filmes de ficção, totalmente alienadas e sem compromisso.
Uma proposta pedagógica deve ser elaborada dentro de cada instituição de ensino público por meio de uma gestão participativa (democrática), isto está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, com a participação dos diretores, coordenadores, professores, alunos, pais, comunidade (ONGs, associações de bairro etc.)
Os alunos também possuem vez e voz na gestão democrática de uma escola. Participar da elaboração da proposta pedagógica de uma instituição de qualquer nível de ensino é um direito de quem está inserido na comunidade. Portanto, caros leitores, cobrem este direito dos responsáveis direto pela instituição. 

Drª. Vanda Minini
Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC - SP
Consultora e Palestrante em Educação

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