sexta-feira, 4 de setembro de 2015

A criança que chora tem sempre um motivo

Uma mãe me perguntou, em uma das minhas redes sociais, porque sua filha de oito meses chora muito, e por birra! Fiquei assustada com o que ela relatou e vou explicar o que poderá estar acontecendo.

Primeiro: a criança ainda não tem nem um ano; então, birra não é! Ela ainda não sabe andar, nem falar e, muito menos, ter o discernimento para saber o que é birra com tão pouca idade. Nenhum bebê chora sem motivo. Tem algo errado acontecendo e a mãe não está percebendo. Criança nesta idade chora por algum desconforto: está molhada, com fome, a roupa incomoda, está com frio ou calor, quer dormir, está com dor de barriga, de ouvido, dentes nascendo... sente-se sozinha, enfim, diversos motivos que podem estar relacionados a algum desconforto físico ou emocional!

Como as crianças não sabem falar, elas expressam esse desconforto por meio do choro; então, dizer que a criança está chorando, por birra, é bem inadequado e errado. Vamos lá, mãe: elimine todas as possibilidades de desconforto, veja se ela está com a temperatura ideal; converse com a criança, não a deixe sozinha e veja que o choro irá parar. Se persistir, procure ajuda de um especialista para ver se não está com algum problema orgânico. Às vezes a criança estranha algum alimento novo, às vezes é o ambiente... vá em busca de auxílio porque há uma série de motivos que o Pediatra poderá ajudar.


Só não diga que com esta idade a criança faz birra porque ela não faz, não! Leia meu texto publicado anteriormente sobre birra; aí você saberá o que estou querendo dizer. O título do texto é: “Eu quero. Eu quero! O que fazer quando uma criança faz birra?” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário