quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Brincar livremente enquanto o professor faz alguma atividade para o grupo

Muitas vezes, em minhas observações diárias na educação infantil, vejo que as crianças brincam livremente em alguns espaços, quer seja dentro da sala de aula/espaço de referência, ou até mesmo em parquinhos. Enquanto elas brincam, alguns professores tomam café, ou até mesmo batem papo com outros colegas de trabalho.  

Seria interessante que enquanto as crianças ficassem livremente brincando, os professores executassem algum trabalho útil para o grupo, por exemplo: consertar um brinquedo, cortar/colar algum material que eles usarão em seguida... mas qual é a importância para as crianças vivenciarem esta situação do adulto trabalhando enquanto elas brincam?


Pois bem: elas desenvolvem a observação e, por meio dela, vão valorizando o trabalho da professora com relação à importância que esta dá para o grupo. Demonstra que ela se preocupa com o que as crianças fazem e isto contribui para que todos se sintam importantes. Quando o professor faz algo enquanto eles brincam, algumas crianças vão pedir para ajudar e, se a tarefa a ser executada pode ser feita pela criança, deve se deixar que ela ajude porque, com isso, elas vão desenvolvendo a noção de pertencimento ao grupo e da responsabilidade de se fazer algo para todos. Portanto, professores, cuidado com o que fazem enquanto as crianças estão brincando livremente! Demonstrem que estão atentos e que estão construindo algo para o grupo! Construam, nesse tempo, um exemplo de valorização e de cuidado para com a criança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário