Muitas vezes, em minhas
observações diárias na educação infantil, vejo que as crianças brincam
livremente em alguns espaços, quer seja dentro da sala de aula/espaço de referência,
ou até mesmo em parquinhos. Enquanto elas brincam, alguns professores tomam
café, ou até mesmo batem papo com outros colegas de trabalho.
Seria interessante que enquanto
as crianças ficassem livremente brincando, os professores executassem algum
trabalho útil para o grupo, por exemplo: consertar um brinquedo, cortar/colar algum
material que eles usarão em seguida... mas qual é a importância para as
crianças vivenciarem esta situação do adulto trabalhando enquanto elas brincam?
Pois bem: elas desenvolvem a
observação e, por meio dela, vão valorizando o trabalho da professora com
relação à importância que esta dá para o grupo. Demonstra que ela se preocupa
com o que as crianças fazem e isto contribui para que todos se sintam
importantes. Quando o professor faz algo enquanto eles brincam, algumas
crianças vão pedir para ajudar e, se a tarefa a ser executada pode ser feita
pela criança, deve se deixar que ela ajude porque, com isso, elas vão
desenvolvendo a noção de pertencimento ao grupo e da responsabilidade de se fazer
algo para todos. Portanto, professores, cuidado com o que fazem enquanto as
crianças estão brincando livremente! Demonstrem que estão atentos e que estão
construindo algo para o grupo! Construam, nesse tempo, um exemplo de
valorização e de cuidado para com a criança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário