sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Instituições de educação infantil: Berçários e sua rotina

Muitas vezes, quando observo a rotina de um berçário, fico imaginando como os adultos que estão ali fazem suas tarefas de maneira automática e não percebem o que fazem. Trocam, dão comida, mudam as fraldas, colocam no berço e fazem isto numa rotina enlouquecedora, às vezes nem olham para os bebês! Fazem as ações conversando com outros adultos, dizendo “este já troquei, passa para o próximo”... e por aí vai. As crianças, tão pequenas, ainda bebês, parecem objetos numa esteira de produção e as professoras as máquinas em série. Que judiação!

Mas o que fazer diante de 10 bebês e duas pessoas apenas? Simples, vamos às dicas:
·         Quando tirar um bebê de um berço, olhe para ele, sorria, fale com ele o que vai fazer; faça isto devagar e acompanhe suas ações com as palavras. Por exemplo: “vou pegar você para tirar sua roupa, está na hora de tomar banho”, etc. Este é sinal de respeito para com o bebê e, mais do que isto, estimula a comunicação visual e também o contato de carinho.

·         Dê atenção ao bebê e não a outras pessoas quando faz alguma ação com eles; precisamos sentir que somos amados e esta é uma forma; embora o bebê seja pequeno, ele percebe que você está olhando para ele, e até sorri, dependendo da idade;

  • ·         Planeje a rotina de maneira a eliminar correrias; tomar banho com calma é uma coisa, mas dar banho na correria, é outra!
  • ·         Quando terminar de dar o banho, coloque a roupa limpa e dê a mamadeira; depois, faça-a arrotar e realize este processo completo com cada criança! Cada uma tem um ritmo próprio, por isso, busque conhecer este ritmo, isto facilitará a rotina dentro da instituição de ensino;
  • ·         Depois que a criança se sentir atendida, ela demonstrará que está feliz e brincará sozinha; assim, você, professora, poderá se dirigir para a próxima. Sei que é fácil falar, mas não custa tentar perceber que cada criança tem seu ritmo e tempo próprios, e é essencial, para você, manter uma boa rotina dentro do berçário;
  • ·         Respeite o sono da criança! Deixe-a dormir quando está com sono, e não a acorde sem necessidade. Isso é muito ruim, não respeitar o ritmo biológico de cada criança.


Estas dicas servem para pais e professores de bebês. Cuidem deles como vocês gostariam de serem cuidados, com respeito e amor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário