sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Primeiro ano de vida e o sistema neurossensorial da criança

É no primeiro ano de vida da criança que o sistema neurossensorial tem um grande desenvolvimento: ela aprende a se sentar, a engatinhar e a andar... os sentidos se desenvolvem e o seu conhecimento de mundo começa a se ampliar. A criança percebe o mundo pelos sons, pelo tato, pela boca, sente cheiros...  sua visão deixa de ser turva e ela começa a enxergar perfeitamente, como nós. Os adultos, pais e professores, possuem grande influência neste processo.

A criança precisa ouvir diferentes tons de vozes e sons. Os adultos podem falar e cantar para elas, podem proporcionar sons da natureza ou até mesmo de diferentes instrumentos musicais; isso possibilita desenvolver melhor a audição e seu ouvido passa a ser mais sensível. É diferente uma criança que ouve diferentes ritmos e sons, de uma outra criança que ouve o dia todo o mesmo tipo de som.

Os movimentos do corpo serão mais perfeitos em uma criança que pode conquistar os espaços, do que os de uma outra que fica amarrada ou presa em um berço, um carrinho, um caixote, ou no colo de um adulto o dia todo.


O sistema neurossensorial de uma criança é desenvolvido ─ ou não ─ dependendo do ambiente em que ela vive, ou seja, dependendo do que os adultos propiciam ─ ou não ─ de incentivo e estímulos no primeiro ano de vida desta criança. Esta fase é de extrema importância para o desenvolvimento saudável desse ser que está em franco processo de desenvolvimento! Pena que algumas pessoas não deem importância a este fato, talvez por ignorância, ou por falta de conhecimento. O que fazemos ─ ou não ─ nesta idade, será de extrema importância para os anos seguintes. Enfim, tudo depende de você, adulto, que lê este texto agora!

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