segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Segundo ano de vida: novas conquistas do bebê

Neste período da vida é que a criança aprende a falar, a verbalizar, a se comunicar pela fala. Por que se dá neste período? Pois bem: no primeiro ano a criança aprende a andar, a ficar ereta, as mãos se encontram livres da necessidade de sustentar o corpo e de ajudar na locomoção, e assim, a região torácica que envolve os órgãos da respiração e da circulação sanguínea tomam uma nova vida.

A criança, neste período, gosta de tudo que é rítmico, ela repete inúmeras vezes a mesma palavra que aprendeu, começa a cantar... mas lembre-se: isto tudo não se dá involuntariamente! Os adultos precisam proporcionar estes estímulos. A criança incorpora as características da língua que falam para ela, imita tudo o que está a sua volta, portanto, o exemplo aqui é fundamental!


Neste segundo ano de vida os sistemas respiratórios e circulatórios estão em plena atividade, porque os sons e as falas exigem ritmos diferentes. É a força da vida se manifestando em pleno vapor por meio da fala. Pais e professores: cuidado com o que falam e, principalmente, como falam! Neste período a criança não se preocupa com nada em especifico e sua memória está a pleno vapor: ela registra tudo o que está a sua volta e aprende ─ ou não ─ a falar de forma correta; tudo depende do adulto que ali está! Se nesta fase a criança falar de forma “errada”, ou seja, “aga” em vez de “água” é porque o seu aparelho fonador ainda não está totalmente desenvolvido para ela falar “água”, mas, por favor, não repita “aga” e sim fale: “você quer beber água?” Você vai perceber que a criança responderá sim ou não para você e, neste sentido, ela saberá que “aga” é “água”. Alguns adultos acham que a criança é imbecil e repetem o que ela fala, dão risada, acham bonitinho. Por favor, façam o correto, não falem de forma infantilizada para com a criança! O que ela mais quer é falar como um adulto, e se o adulto repete à criança do jeito que ela está conseguindo se expressar, isso poderá dificultar o seu processo de fala e de comunicação porque ela ouve, com certeza, o adulto falando “ága” prá ela e “água” para o irmão mais velho! Pensem nisso!!!!

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