terça-feira, 22 de setembro de 2015

Minha filha não pára quieta, não sei mais o que eu faço!

Uma mãe me perguntou, em uma rede social, sobre o que fazer com sua filha: que ela brinca o tempo todo e não pára quieta, se ela é hiperativa, e qual o melhor procedimento ela deve adotar... Vamos às explicações.

A criança tem a brincadeira como um ato sério, como é o trabalho para um adulto. Brincar é algo que a criança faz de forma séria, porque é a forma dela descobrir o mundo que a rodeia. Por exemplo, quando brinca de bolinha de sabão ela descobre o que é flutuar, o que é a transparência, enfim, alguns fenômenos próprios que, sem fazer uso de explicações ou conceitos lógicos, ela já está aprendendo a partir do acontecimento em si.

A criança pequena é pura força de vontade e de interesse naquilo que faz, então, não podemos confundir este ato da brincadeira, esse interesse pelo mundo, com a hiperatividade. Isso porque a criança hiperativa tem déficit de atenção, é diferente, e eu já escrevi aqui neste espaço outros textos sobre a hiperatividade que podem ser revistos ou encontrados para aqueles que ainda não leram.

Se os pais e professores derem o espaço, que elas tanto procuram e esperam ter, para que elas possam brincar e descobrir o mundo, de acordo com o interesse que têm pelo momento e idade que têm, quando elas forem adultas, com certeza considerarão o seu trabalho (tanto o que realizarão, como o espaço para ação e atuação) como algo digno de ser conquistado e vivenciado.


Precisamos começar a pensar em uma educação que não seja apenas preenchida por conceitos lógicos dos fatos (conhecimento lógico e cognição), mas também pelo coração (sentimentos e emoções) e pela ação (motricidade). A criança pensa sente e age quando está brincando, e o melhor a fazer é deixá-la brincar, e interagir com ela quando há solicitação. Criança quieta e apática é sinônimo de doença.  Já repararam que quando uma criança está com alguma doença ela fica quieta? Então: criança saudável brinca, tropeça, cai, rala o joelho, enfim, vive a vida intensamente. A criança não tem que parar quieta; ela tem que brincar e brincar muito de diferentes jogos, brinquedos e brincadeiras para a sua idade. E nisso, não há nada de hiperatividade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário