quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Ficar em pé: uma conquista do mundo que nos rodeia!

Depois de engatinhar e sentar, lá no fim do último trimestre do primeiro ano de vida, a criança consegue tomar conta de seus membros inferiores, suas perninhas, e começa a se levantar para a posição vertical, ainda segurando e se apoiando pelos móveis, até conseguir por completo a ficar em pé, sem precisar de apoio. Ela passa a ficar em pé com as mãos livres, e esta conquista deve ser comemorada com alegria por toda a família!

Ao andar a criança conquista a postura de ser humano, além de aprender a dar passos e a ver o mundo sob outro ângulo; trata-se de um processo individual de cada criança e os adultos devem respeitar o ritmo de cada uma, ou seja, algumas andam mais rápido outras mais devagar.


Incentivar, aplaudir, ficar feliz quando a criança começa a dar os primeiros passos na vida é importante para que a mesma vá adquirindo confiança e segurança para o resto da vida. Agora, quando os adultos têm medo da criança cair, de se machucar e acabam ficando em cima da mesma o tempo todo quando ela quer tentar dar os primeiros passinhos, isto pode atrapalhar mais do que ajudar na caminhada. Alguns pais tiram tudo para que a criança não se machuque, gritam com a mesma quando ela está perto de uma cadeira... Que tal, ao invés de gritar, segurar a cadeira para que ela fique firme no lugar?  Este processo precisa ser algo prazeroso e compartilhado com alegria e bom humor! Enxergar o mundo que antes não era visto pode gerar curiosidade é isto é bastante saudável. Portanto, andar é muito mais que somente ficar em pé! É a criança passar a ver o mundo que a rodeia e conquistar este mundo de forma autônoma e eficaz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário