O relacionamento entre as
crianças surge depois dos três anos de idade; antes disso, a criança brinca
principalmente sozinha e briga com os amigos da mesma idade, isto é normal. A
criança, nesta fase, é tão ocupada consigo mesma que não consegue brincar com
os outros.
Depois dos três anos ela consegue
brincar com outras crianças, participa de brincadeiras de roda, ouve histórias e
“obedece até certo ponto”; lembre-se de que ela ainda é criança e precisa
aprender limites e regras sociais. Ela consegue ouvir músicas, e tem grande afinidade
com música e ritmos; então, neste período, cantar e dançar, para ela, é muito
importante, principalmente quando ela consegue fazer do jeito que quer e sente
vontade de fazer.
Dá para perceber que uma criança,
nessa idade, pede para repetir várias vezes a mesma história, para cantar
várias vezes a mesma música, para repetir o abraço, a brincadeira de esconder,
enfim, ela pede a repetição porque ainda está assimilando o mundo que a rodeia,
diferente de nós, adultos, que já sabemos o que nos cerca. Muitas vezes nós nos
cansamos da repetição, achamos chato e não queremos mais brincar ou contar a
mesma história... mas isto é importante para a formação mental da criança! Se
ela pede a repetição é porque não assimilou tudo e porque é muito interessante,
para ela, viver a surpresa e, ao mesmo tempo, desvendar o que já não é mais
surpresa! Elas não se cansam nunca! O
que fazer? Simples: conte ou brinque novamente lembrando sempre que ela ainda
não adquiriu todo o seu pensamento e precisa da repetição para estimular a
memória. Entenda o processo que assim fica mais fácil repetir 10, 20 ou até 30
vezes a mesma coisa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário