terça-feira, 29 de setembro de 2015

Relacionamento entre as crianças de zero a cinco anos de idade

O relacionamento entre as crianças surge depois dos três anos de idade; antes disso, a criança brinca principalmente sozinha e briga com os amigos da mesma idade, isto é normal. A criança, nesta fase, é tão ocupada consigo mesma que não consegue brincar com os outros.

Depois dos três anos ela consegue brincar com outras crianças, participa de brincadeiras de roda, ouve histórias e “obedece até certo ponto”; lembre-se de que ela ainda é criança e precisa aprender limites e regras sociais. Ela consegue ouvir músicas, e tem grande afinidade com música e ritmos; então, neste período, cantar e dançar, para ela, é muito importante, principalmente quando ela consegue fazer do jeito que quer e sente vontade de fazer.


Dá para perceber que uma criança, nessa idade, pede para repetir várias vezes a mesma história, para cantar várias vezes a mesma música, para repetir o abraço, a brincadeira de esconder, enfim, ela pede a repetição porque ainda está assimilando o mundo que a rodeia, diferente de nós, adultos, que já sabemos o que nos cerca. Muitas vezes nós nos cansamos da repetição, achamos chato e não queremos mais brincar ou contar a mesma história... mas isto é importante para a formação mental da criança! Se ela pede a repetição é porque não assimilou tudo e porque é muito interessante, para ela, viver a surpresa e, ao mesmo tempo, desvendar o que já não é mais surpresa!  Elas não se cansam nunca! O que fazer? Simples: conte ou brinque novamente lembrando sempre que ela ainda não adquiriu todo o seu pensamento e precisa da repetição para estimular a memória. Entenda o processo que assim fica mais fácil repetir 10, 20 ou até 30 vezes a mesma coisa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário