segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Meus dentes de leite se foram... E agora?

Por volta dos seis anos de idade a dentição começa a ser trocada, os dentes de leite caem e os permanentes começam a nascer. É um período de vida de transformações para a criança: o rosto muda de formato para dar espaço à nova dentição definitiva. A criança apresenta, às vezes, comportamentos diferentes de seu dia a dia habitual, ou seja, pode ficar um pouco desanimada, não querer brincar como antes, pode se tornar mais agressiva, irritada, enfim, ela entra em uma espécie de crise, bastante parecida com a da puberdade.

Esta fase exige de nós, adultos, muita paciência para entender o que está acontecendo. Fazer chacotas sobre a “janelinha” que está aparecendo, ou chamar de banguela, é apenas uma atitude de agressão que a criança recebe, nada ajudando para ela vencer essa nova fase; se isso ocorrer dessa forma, pode ser que esse processo ainda cause mais timidez ou agressividade, dependendo do tipo de temperamento que a criança começa a demonstrar. Por isso, adultos, não façam para os outros aquilo que não querem que façam com vocês.


Vejo algumas pessoas chacoteando as crianças nesta fase; outro dia estava em um aniversário onde a criança não queria sorrir, na hora dos parabéns, para não mostrar a janelinha e, pior ainda, alguns adultos riam sem parar, desafiando-a para bater uma foto! Que graça tem isto? Vejam só: a aniversariante, em vez de ficar alegre no dia do seu aniversário, começou a chorar na hora dos parabéns, e os adultos achavam bonito esta situação e riam ainda mais! Quanta maldade! Com certeza essa criança, quando adulta, em vez de se lembrar de coisas boas e felizes sobre o seu aniversário de 6 ou 7 anos de idade, vai se lembrar do que se passou, do quase bulling que recebeu por parte de alguns parentes... e isto pode gerar mais agressividade ainda! E o pior é que há adultos que se consideram melhores que as crianças e acham que traumas são bobagens de gente que não tem o que fazer! Pois bem, vivemos numa sociedade onde as pessoas se agridem umas às outras o tempo todo, e isto não é saudável para ninguém. Afinal, o que queremos deixar de legado para as próximas gerações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário