terça-feira, 8 de setembro de 2015

Brinquedos para bebês: muitos ou poucos?

Vejo em algumas instituições de ensino, ou até mesmo nas casas, os adultos colocarem vários brinquedos ao mesmo tempo para as crianças pegarem e brincarem; pois bem: nesta idade, quando os filhos ainda são bebês, quantidade não é sinônimo de aprendizagem.

Os brinquedos devem ser colocados aos poucos, de acordo com a idade, mas devem ter qualidade. Eles devem ser simples e bonitos e estar à disposição para que a criança os manipule. Muitas vezes acabarão por colocar os brinquedos na boca, por isso estes devem estar limpos e higienizados. Cuidado com bichos de pelúcias! Algumas crianças possuem alergia à poeira, e co mo este tipo de material armazena muito pó, lavá-los com alguma frequência é a melhor saída sempre.


Brincar é um ato que desenvolve estímulos cerebrais; por isso, o fato de variar os brinquedos para que estes possam provocar novas sensações e novas aprendizagens é o ideal. Brinquedos com sons precisam ser utilizados, mas alguns irritam as crianças em vez de ajudarem em seu crescimento. Verifiquem se a mesma gosta do que está ouvindo, prestem atenção para ver se ela não chora quando o brinquedo toca. Se ela chorar, ou demonstrar algum tipo de desconforto, está na hora de brincar com outro objeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário