quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Quarto de bebê: princípios de autonomia

Li uma reportagem sobre um quarto de bebê estilo montessoriano, e achei interessante comentar isso com vocês. Bem, Maria Montessori foi uma médica italiana muito famosa na área da educação, e o quarto baseado em Maria Montessori é diferente dos quartos convencionais; então, vamos às dicas:
Neste quarto, o berço não está alto do chão; pelo contrário, o berço pode até ter grades, mas estas ficam bem baixas, de forma que quando a criança acorda, e já sabe andar, ela sai do berço ─ ou de sua caminha ─ e vai caminhando sozinha, com autonomia para onde quer ir, sozinha, sem se sentir presa no lugar. Então,  liberdade e autonomia, para uma criança, é fundamental para que ela consiga ter autoestima. Vejam como este tipo de quarto possibilita este comportamento.

Outra diferença é que tudo está ao alcance da criança: livros, brinquedos, jogos,cômodas, espelho, ou seja, seu filho poderá interagir com tudo que está no quarto com liberdade de escolha. Quem se interessar em conhecer mais, pode procurar em sites de busca pela internet que vai acabar encontrando muitos modelos.


Muitas vezes imaginamos quartos maravilhosos, mas no mercado deste segmento os berços e as camas são altos, muito mais preocupados com o adulto que com a criança, facilitando o ato de tirar e colocar a criança para dormir, pensando apenas no adulto; com isso, percebe-se que esse tipo de conduta é um estímulo à não-autonomia, fazendo com que a criança chore, chame e solicite, cada vez que quer se levantar ou se deitar! Em um quarto como esse, montessoriano, a criança consegue acordar, levantar e sair para brincar e interagir com os objetos que estão ali expostos, com alegria, escolha e autonomia!  Para alguns, isso pode parecer um quarto como o que tem nas escolas, com mobiliários ao alcance dos bebês, mas pensando pedagogicamente e psicologicamente este estilo ajuda muito a criança a se adaptar e a brincar com o que deseja, aprendendo a se comunicar quando quer o auxílio ou a companhia de um adulto. Adorei a ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário