quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Acompanhamento médico para crianças de berçário: necessidade e direito da criança

Neste país, com tantos problemas estruturais de saúde, educação, moradia, em algumas regiões falta de água, de saneamento básico, enfim, com tantos e tantos problemas, dizer que é direito da criança ser assistida por um médico durante a sua permanência em um berçário parece até ilusão. Mas é um direito da criança ser assistida por um profissional da saúde (médico) em seus primeiros anos de vida.

Direito este que muitos não sabem, já que lhes é negado o acesso a esta informação; assim, cobrar e lutar por algo que é de direito ocorre apenas em nosso país, pois, em países desenvolvidos isto não necessita de alerta porque já faz parte do cotidiano da sociedade. Pois bem, é fundamental para a saúde física que o médico faça um acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de cada criança. Nesses países, Pediatra é coisa para rico, não sendo necessário em todas as classes sociais.
Enquanto escrevo este texto estou pensando como seria diferente se toda a creche deste país contasse com um atendimento especializado para estes bebês. Como poderíamos evitar tantas doenças e mortalidade infantil se este direito fosse realmente efetuado. Como vidas poderiam ser mais saudáveis se tivéssemos um atendimento especializado nas casas destas famílias que, muitas vezes, não possuem hábitos de higiene e cuidados necessários... e isso, sim, asseguraria e evitaria muitas mortes ou debilitações de saúde.


Vamos nos lembrar da música cantada pelo grupo Legião Urbana ,”Que país é esse?”, tão rico em ambientes naturais e tão pobre em educação e saúde infantil... tão rico em corrupção e tão pobre em humanidade infantil... tão rico em malandragem e tão pobre em nutrientes para garantir uma vida saudável para crianças... falta informação e disponibilização da informação que já existe: temos programas de reaproveitamento de alimentos e cascas de legumes e frutas, mas com tanta terra para plantar e cultivar parece até uma incoerência fazer uso de uma pesquisa que já comprovou a viabilidade de se usar cascas e raízes para equilibrar a parte nutricional da população! Nosso país é tão rico em praias e tão pobre em mentalidade de uma economia sustentável... Tão rico em desperdícios de alimentos enquanto muitos países vivem sempre ameaçados pelo fantasma da fome! Enfim, somos tão ricos e, ao mesmo tempo, tão pobres! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário