Esta pergunta me foi feita por
uma mãe que tem uma filha de 3 anos frequentando uma instituição de educação
infantil. Em sua opinião, a menina é muito nova e nem segura o lápis direito,
mas as professoras estão forçando para que ela escreva seu próprio nome.
Algumas instituições realmente
estão forçando as crianças na questão de alfabetização e começam pelo nome
próprio. O que tenho a dizer sobre isto é que não existe uma idade correta;
depende de cada criança. Forçar eu não concordo; mas se a criança apresenta
alguma curiosidade e vontade de aprender, não vejo nada de errado. Precisamos
entender que as crianças desta nova geração, logo no inicio de sua vida, são
estimuladas pela própria família a ver em tablets, celulares e computadores,
desenhos, figuras, músicas com desenhos e letras. Enfim, utilizam uma série de
estímulos que as deixam desde cedo conectadas com o mundo exterior, e algumas
despertam para querer aprender letras e até mesmo palavras; neste sentido é que
não sou contra ensinar algo que a própria criança está interessada.
O que eu não sou a favor é de dar
uma série de repetições de exercícios mecânicos para que a criança aprenda a
escrever seu nome com 3 anos de idade. Na vida social constatamos que cada
criança é única e depende de uma série de fatores para que ela se desenvolva e
aprenda o que lhe traz interesse. Depende de como ela é educada na família e em
outros ambientes onde ela vive e interage. Atualmente, contamos com uma
variedade de estímulos e cada família os utiliza do jeito que acha conveniente.
Por isso, estipular idade certa
para cada atividade acho muito perigoso, principalmente porque se alguma mãe lê
─ ou ouve ─ que a criança com tal idade tem que ter determinado comportamento e,
por uma série de motivos seu filho não corresponde a estes, ela poderá pensar
que ali existe um atraso, ou uma defasagem, quando, na verdade, não há! Cada um
é cada um, dependendo da forma e das condições nas quais vive e interage
socialmente. Sou contra pegar os estudos e pesquisas de Piaget, Vygotsky,
Wallon, Brunner, dentre outros ─ que foram de grande importância por terem sido
realizados em determinada época de nossa sociedade ─ e padronizar as crianças
do mundo inteiro segundo esses estudos.
Vejam bem: as crianças possuem diferenças de desenvolvimento devido a
sua cultura e local; então, querer padronizar é querer desrespeitar a cultura e
a sociedade onde ela vive. Portanto, não existe uma idade certa para nada! Depende
de cada criança e de sua cultura.
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