quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Agressividade, sinal de insegurança

Muitos adultos acham que a agressividade é algo ruim e eu concordo que, em exagero, é sim. Porém, é necessário entender por que a pessoa está agressiva. Qual sentimento ou emoção a está deixando desta forma? Neste mundo competitivo, a agressividade começa desde a hora que acordamos, seja por necessidade de competir no mercado de trabalho, seja por qualquer outro tipo de concorrência, enfim, para vencermos esse nosso dia a dia precisamos ter certa dose de agressividade, porque sem ela não conseguimos atingir nossos objetivos!

Toda criança que possui comportamentos seguidos de agressividade precisa de atenção imediata por parte dos adultos. É necessário descobrir o que está causando esse tipo de comportamento, já que a agressividade é uma defesa de todo ser humano.

Se há necessidade de se defender, é porque uma ameaça que tira a segurança dessa criança está acontecendo, de fato. Muitas vezes problemas familiares, econômicos e/ou sociais podem ser estas ameaças. E como muitas vezes nós, adultos, também não nos sentimos seguros em nossa vida cotidiana, acabamos por não querermos saber o que se passa com a criança, porque consideramos ser isso mais um problema que teremos que enfrentar.

Muitas vezes a agressividade é tão grande que a criança não consegue se concentrar no aprendizado por que seu pensamento não está na matemática, na língua portuguesa e sim naquilo que está lhe causando problemas no momento.


Entendam a agressividade como um fundo emocional de insegurança. Toda pessoa segura de si não agride ninguém porque nãos se sente ameaçada em nada, e não precisa provar nada porque se sente bem e segura. Segurança é a base para a aprendizagem positiva; toda criança precisa estar com suas necessidades básicas satisfeitas, e se sentir querida e aceita do jeito que é pelos adultos que a cercam. Ela precisa disso para se sentir tranqüila, em paz e, neste sentido, para aprender sem medo de errar. E então, quando errar, dar risadas de si e buscar o motivo que a fez errar, para que possa consertar seus próprios erros diante de um ambiente acolhedor e compreensivo. Ameaçar ou agredir alguém que está se sentindo inseguro é o pior comportamento que alguém pode ter em relação à agressividade! Isso só piora o quadro, em vez de ajudar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário