segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Episódio dentro do supermercado: lâmpada mágica

No final do ano eu estava fazendo compras em um supermercado em Campinas, e havia uma pessoa vestida como se fosse uma lâmpada grande, fazendo merchandising do produto. Várias crianças passavam, e a lâmpada dava a mão, brincava e acendia sua roupa. Muitas crianças se divertiam com a lâmpada mágica ─ assim apelidou uma garotinha de mais ou menos uns cinco anos. Até ai, tudo parecia normal e divertido; fiquei alguns minutos observando as crianças e seus pais diante do fato. 

De repente, um menino começou a chorar diante da lâmpada; ele se assustou e agarrou as pernas de sua mãe.  Não queria chegar perto de jeito nenhum; a mãe, por sua vez, dizia que ele tinha medo de papai Noel, de pessoas vestidas de forma diferente... enfim, a mãe fez este comentário com a lâmpada para que ela não ficasse chateada, e foi até hilário o que a mãe fez naquele momento. O menino foi seguindo pelo supermercado com a mãe e ainda chorava muito. Foi quando a mãe começou a falar para ele o tempo todo parar de chorar, e começar a se comportar direito porque estava todo mundo olhando: “Se você não parar de chorar, agora, vou mandar a lâmpada te pegar!” 

Por que a mãe falou isto? O menino começou a chorar ainda mais, começou a soluçar e nada o acalmava. Diante do ocorrido, a mãe acabou piorando a situação, fazendo com que todos olhassem o que estava acontecendo. Fiquei pensando em como as mães falam coisas sem pensar na hora do escândalo, na hora que querem se ver livres da exposição! Se o garoto estava com medo da lâmpada mágica, falar para ele parar e ameaçar dizendo que iria mandar a mesma pegá-lo, imaginem o medo que este menino estava tendo... Por isso, chorar e berrar era uma forma de chamar a atenção para que aquilo não acontecesse.


Tem pessoas que não deveriam ser mães nunca porque, ao invés de ajudar a tirar o medo, acabam acentuando e provocando uma situação pior! E depois, ainda têm a coragem de dizer que a culpa era de um menino de 3 anos de idade! Quem tinha esta idade mental era a mãe, isto sim.  Provocar medo não traz benefício algum para o crescimento saudável das crianças! Ao contrário: só acarretara mais e mais problemas futuros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário