sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Educação Infantil e sustentabilidade

Muitas pessoas acham que para uma escola de educação se tornar mais sustentável é necessário muito investimento, telhados verdes, torneiras e lâmpadas caríssimas, ou seja, investimentos altos que, muitas vezes, acabam refletindo a inviabilidade desse projeto para a escola.

Na verdade, quando se fala em educação infantil sustentável, é preciso que se pense em ações práticas e cotidianas, por exemplo, como a coleta de lixo úmido que pode se transformar em composto orgânico e virar adubo para uma horta dentro da escola. Outro exemplo pode ser com campanhas de arrecadação de garrafas pet para se vender e arrecadar recursos para a melhoria dentro da própria escola, enfim, ações desse tipo servem como exemplo para ir transformando a realidade do entorno da escola. Muitas vezes sonhamos com algo inatingível e, por conta disto, não enxergamos como poderíamos mudar pequenos hábitos, fazendo a diferença aos poucos, mudando a cultura e ensinando pelo exemplo, pela experiência.


Quando os hábitos sustentáveis são despertados por meio da experiência, as crianças carregam isto para o resto de suas vidas. Muitos professores esperam que se mude toda a escola para que ela comece a pensar em ações sustentáveis, e não é isto o que vai acontecer. Mudança requer vontade e coragem para fazer algo novo e surtir efeitos positivos para toda a vida. Sustentabilidade está em administrar melhor os recursos naturais: reutilizar, reciclar e reduzir o consumo. Para isto, são necessárias ações inteligentes de todos, com consciência e ampliação de que somos responsáveis pela continuidade da qualidade de vida neste planeta TERRA.

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