Muitas pessoas acham que para uma
escola de educação se tornar mais sustentável é necessário muito investimento,
telhados verdes, torneiras e lâmpadas caríssimas, ou seja, investimentos altos
que, muitas vezes, acabam refletindo a inviabilidade desse projeto para a
escola.
Na verdade, quando se fala em
educação infantil sustentável, é preciso que se pense em ações práticas e
cotidianas, por exemplo, como a coleta de lixo úmido que pode se transformar em
composto orgânico e virar adubo para uma horta dentro da escola. Outro exemplo
pode ser com campanhas de arrecadação de garrafas pet para se vender e
arrecadar recursos para a melhoria dentro da própria escola, enfim, ações desse
tipo servem como exemplo para ir transformando a realidade do entorno da
escola. Muitas vezes sonhamos com algo inatingível e, por conta disto, não
enxergamos como poderíamos mudar pequenos hábitos, fazendo a diferença aos
poucos, mudando a cultura e ensinando pelo exemplo, pela experiência.
Quando os hábitos sustentáveis
são despertados por meio da experiência, as crianças carregam isto para o resto
de suas vidas. Muitos professores esperam que se mude toda a escola para que
ela comece a pensar em ações sustentáveis, e não é isto o que vai acontecer.
Mudança requer vontade e coragem para fazer algo novo e surtir efeitos
positivos para toda a vida. Sustentabilidade está em administrar melhor os
recursos naturais: reutilizar, reciclar e reduzir o consumo. Para isto, são
necessárias ações inteligentes de todos, com consciência e ampliação de que
somos responsáveis pela continuidade da qualidade de vida neste planeta TERRA.
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