terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Papai Noel por que a Carol é boazinha!

No fim do ano eu estava vendo umas fotos em algumas de minhas redes sociais, quando me deparei com este título seguido por uma foto que era a de uma menina no colo do Papai Noel, com o seu presente na mão. Pensei que em pleno 2015/2016 não existissem mais pais que fizessem chantagem com seus filhos, por conta de comportamentos que julgam adequados. Fiquei abismada com essa foto e com a legenda, então resolvi escrever-lhes para que possamos refletir.

Não sou contra, nem a favor, do consumismo do Papai Noel; acho que cada família sabe onde e o que deve fazer segundo as suas tradições e religiões. Porém, fazer chantagem e ─ pior ainda ─ agir desta forma é adestrar comportamentos e não educar, de fato. Não concordo com chantagens do tipo “faz isto que dou aquilo que você quer”, porque isso é muito ruim! Não forma pessoas fortes, mas sim fracas, já que quem faz chantagens para obter algo demonstra que não tem capacidade de merecimento pelo esforço próprio, e que está sempre querendo tirar vantagem em tudo.

Sei que faz parte de nossa cultura brasileira a lei da vantagem, do jeitinho brasileiro, mas como fica a questão da moral e dos bons hábitos, se essas crianças ─ futuros cidadãos de nosso país ─ forem educados para conseguirem algo só pela chantagem e não pelo merecimento?  Sim, porque quando se educa pelo merecimento a criança se esforça e aprende a superar os seus obstáculos. A vitória tem sabor de conquista pessoal. No caso da chantagem, ensina-se que para se fazer algo bom e construtivo é preciso receber algo em troca! Se pensarmos que nem sempre as condições financeiras permitem isto às famílias, imaginem que uma criança passa da fase infantil, vai para a adolescência e depois à vida adulta aprendendo que se ela se esforçar para ser bonzinho e adequado poderá pedir um carro de luxo, roupas de grife, celulares e eletrônicos top de linha... e a família não puder dar?  Esse adolescente ─ ou adulto ─ poderá começar a ter comportamentos inadequados porque cumpriu com a parte do trato, mas a contrapartida não se efetivou!


Educar pela chantagem é muito sério porque vicia o indivíduo em uma falsa realidade; no meio disso tudo, podemos pensar que há coisas que não se consegue nem com todo o dinheiro do mundo: um amor, por exemplo, uma excelência de reconhecimento na vida profissional, enfim... Quando se educa pelo merecimento, a criança cresce sabendo que os limites e os padrões de comportamento não são adestrados, mas sim compreendidos de forma real. Reflitam sobre seus atos natalinos, pascoalinos, e os de aniversário também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário