quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Posso deixar uma criança com três anos de idade fazer algumas coisas sozinha?

Achei engraçada esta pergunta que uma mãe me fez pelas redes sociais, e comecei a indagá-la o que é fazer algo sozinha com três anos de idade? Perguntei-lhe como era a sua rotina, e o que quis dizer com esta pergunta. A mãe continuou a teclar e foi me explicando o que ela queria dizer. Ela é marinheira de primeira viagem e acha que sua filha não pode comer sozinha por que bagunça tudo e a comida acaba caindo no chão. Ela continuou dizendo que não deixava a filha recortar papéis e mexer nas coisas como sua avó permitia que fizesse porque achava que bagunçar não é educar! Disse, também, que a menina não pode querer escolher a roupa que quer vestir, nem o que quer comer! Bem, nessa pequena conversa online, a mãe foi desfilando uma série de ações que ela considera prematuras pela idade da menina. Vou apenas relatar e comentar as que julguei mais importantes para se fazer nesse espaço de reflexão:

Algumas ações precisam ser pensadas: comer sozinha, por exemplo, desde que a criança não se queime com a comida e que o prato e os talheres sejam adequados para a idade não vejo problema algum, porque a criança começa a adquirir autonomia para aprender a comer; não se aprende nada sem se passar pela experiência. Cobrar de uma criança de três anos que coma sem fazer bagunça e até repreendê-la por isto, para mim é um crime! Com três anos a criança está aprendendo a segurar os talheres; não é fácil conseguir colocar a comida na colher sem derrubar porque requer equilíbrio e orientação espacial. Muitas vezes até nós, adultos, temos dificuldade para comer sem deixar cair ao lado, ou até mesmo ao chão. Não vejo motivos para tamanha preocupação; deveria ser exatamente o contrário: ficar feliz que a criança esteja progredindo com sua autonomia motora.

Recortar papéis era outra reclamação da mãe; vamos lá: rasgar papéis com as mãos é um ótimo exercício para a coordenação motora fina que, depois, irá ajudar a criança na hora da escrita; além disso, cortar com a tesoura pequena, sem ponta ─ daquelas que os professores usam na escola ─ também pode ser adequado, e mais uma vez este exercício contribui para o desenvolvimento motor da criança. Para cada idade existe um objeto adequado para ser usado; o que não podemos é privar a criança de aprendizagens importantes para o seu crescimento saudável.


Escolher roupas com três anos de idade, às vezes os adultos acham que a criança não sabe combinar, que está frio e a criança não quer o agasalho... que tem determinadas roupas para cada ocasião e que, por isto, ela não pode escolher com tão pouca idade. Será que não podem mesmo escolher, negociar, ou os pais acham que precisam dominar tudo e adestrar a criança do jeito que eles julgam certos, e que a criança tem que ter submissão a tudo? Na vida adulta precisamos escolher o que é certo ou errado para cada um de nós e, se não aprendermos isto quando crianças, quando iremos aprender? O mesmo comentário serve para a escolha de alimentos: quando vamos a um restaurante precisamos saber o que queremos comer, então, porque não podemos fazer isto em casa também? Às vezes fico pensando que muitos conflitos poderiam ser evitados se entendêssemos o funcionamento da vida de adultos e compreendêssemos que é na infância que se aprende. Com paciência teríamos todos uma vida melhor! É uma pena que muitos adultos fazem de suas vidas com a as crianças um verdadeiro terror e inferno e acham que a culpa é das pequenas!  Precisamos nos lembrar, sempre, que eles não nasceram sabendo, mas que aprenderam, um dia, com alguém, a serem assim: com quem será? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário