O professor questionador é aquele
que não dá a resposta pronta, mas que questiona a pergunta ao aluno. Vou dar um
exemplo para ficar mais claro para vocês: Se um aluno pergunta, por exemplo, do
que a água é composta, em vez de o professor responder que é de duas moléculas
de hidrogênio para uma molécula de oxigênio, o professor poderá perguntar ao
aluno quais os gases que ele acha que compõem a água. Então, quando um
professor faz isto, ele dá uma pista, mas não a resposta pronta.
Um professor questionador desafia
os alunos a refletirem, a serem investigadores natos, justamente porque desperta
a curiosidade e o espírito de pesquisador nas crianças. Para que o professor
tenha esta atitude de não responder, mas de questionar, ele precisa entender
que esta atitude não é para que o aluno fique sem resposta, não é isto. Mas é
para que desperte a curiosidade e a motivação em pesquisas.
Na verdade, o professor apenas
problematiza uma pergunta em vez de responder e dar tudo pronto para o aluno.
Quando o aluno pesquisa, ele aprende e não esquece tão facilmente; já quando
somente ouve uma resposta pronta ele pode esquecer porque não despertou a
aprendizagem, de fato. Informação pode ─ ou não ─ se transformar em aprendizagem,
mas muitas vezes quando damos a resposta pronta geramos informação e não
conhecimento propriamente dito.
Conhecimento é quando transformamos
a informação em algo que sabemos utilizar no cotidiano. Assim, o professor
questionador corrobora para que a informação se transforme em conhecimento e não
apenas em informação.
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