sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Professor questionador, como se tem este procedimento?

O professor questionador é aquele que não dá a resposta pronta, mas que questiona a pergunta ao aluno. Vou dar um exemplo para ficar mais claro para vocês: Se um aluno pergunta, por exemplo, do que a água é composta, em vez de o professor responder que é de duas moléculas de hidrogênio para uma molécula de oxigênio, o professor poderá perguntar ao aluno quais os gases que ele acha que compõem a água. Então, quando um professor faz isto, ele dá uma pista, mas não a resposta pronta.

Um professor questionador desafia os alunos a refletirem, a serem investigadores natos, justamente porque desperta a curiosidade e o espírito de pesquisador nas crianças. Para que o professor tenha esta atitude de não responder, mas de questionar, ele precisa entender que esta atitude não é para que o aluno fique sem resposta, não é isto. Mas é para que desperte a curiosidade e a motivação em pesquisas.

Na verdade, o professor apenas problematiza uma pergunta em vez de responder e dar tudo pronto para o aluno. Quando o aluno pesquisa, ele aprende e não esquece tão facilmente; já quando somente ouve uma resposta pronta ele pode esquecer porque não despertou a aprendizagem, de fato. Informação pode ─ ou não ─ se transformar em aprendizagem, mas muitas vezes quando damos a resposta pronta geramos informação e não conhecimento propriamente dito.


Conhecimento é quando transformamos a informação em algo que sabemos utilizar no cotidiano. Assim, o professor questionador corrobora para que a informação se transforme em conhecimento e não apenas em informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário