quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Bebês aprendem explorando diferentes materiais

Pais e professores de bebês precisam entender que esta fase é muito importante porque as conexões cerebrais estão sendo efetuadas neste período. Neste sentido, proporcionar diferentes estímulos (visuais, auditivos e sinestésicos) é importante para que estas conexões aconteçam.  

É claro que não vamos forçar nada, mas deixar diferentes toquinhos com lixas pregadas neles, permitindo a possibilidade de entrar em contato com várias texturas, é um exemplo do que estou relatando aqui. Muitos pais e professores pensam que precisam gastar muito comprando materiais dos mais diversos tipos e que, como nem as escolas e nem as famílias possuem dinheiro suficiente para comprar estes objetos, então que seus filhos irão sofrer as consequências. Não é isto que estou dizendo aqui. Muitos objetos simples como garrafas de plásticos pequenas, devidamente vedadas e cheias de papéis picados coloridos, com bolinhas de vidro coloridas, ou bolinas de papel crepom coloridas servem como um rico material. Materiais simples vindos da natureza são ricos para serem explorados. Deve-se, apenas, tomar o devido cuidado para que estes não firam a boca das crianças porque, nesta idade, eles levam tudo à boca, já que percebem o mundo por meio dela. Outro exemplo são móbiles coloridos, em altura próxima ao berço, como importantes recursos visuais. Como veem, existem muitas possibilidades que não custam muito e que podem ser realizadas por vocês, pais e professores.


Entender que esta fase é importante e que devem ser sempre acrescentados materiais novos para que novos estímulos possam ser oferecidos é muito relevante. Se realmente querem que seus filhos e alunos sejam crianças que tenham facilidade de aprendizagem na vida, busquem sempre diversas situações significativas para que eles desenvolvam os seus sentidos desde bebês. O que não podemos achar é que a aprendizagem ocorrerá somente no período escolar,quando, na verdade, ela tem início dentro do útero materno e se estende por toda a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário