segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O que você fez foi muito feio?

Uma criança estava apresentando maus comportamentos em frente a outros adultos em uma loja de departamentos de um shopping em Campinas; ela queria comprar um brinquedo ao qual a mãe dizia que era caro demais e que não iria comprar porque não tinha dinheiro. A criança, muito inteligente, disse à mãe: “se você não tem dinheiro porque acabou de perguntar para o vendedor o preço da televisão, nós já temos televisão em casa e não precisamos de mais nenhuma, e por que você vai comprá-la, se não tem dinheiro?”.    Esta cena toda aconteceu na minha frente, na frente do vendedor e de mais algumas pessoas.

Para piorar a situação, quando o vendedor voltou à criança esta disse a ele: “moço, minha mãe não tem dinheiro; não vende para ela não, ela não vai pagar”! A mãe, envergonhada e toda sem graça, quase bateu no menino na frente de todos. Para piorar a situação, a mãe nervosa, falava alto, chamando a atenção do menino que o que ele tinha feito era feio, enfim, o sermão foi grande!

Parei para observar, e percebi as incoerências e como as crianças são espontâneas e falam tudo o que pensam e sentem ao pé da letra. Se a mãe não tinha dinheiro para comprar um brinquedo para ao filho, como ela teria para comprar uma televisão? O menino estava com o raciocínio lógico perfeito! Às vezes nós, adultos, damos respostas prontas e sem pensar para as crianças, achando que elas precisam entender e ficar quietas somente porque são crianças, mas nos esquecemos de que as crianças de hoje são questionadoras e inteligentes porque possuem acesso a informações nos mais variados meios de comunicação, o que fazer?


Simples: explicar os fatos com lógica! Eu tenho dinheiro, porém, o que precisamos comprar agora é outra coisa! Assim, explicar os fatos com sinceridade e realidade é a melhor saída, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário