terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mais tempo na escola, mais educação

Estou vendo muitas propagandas políticas educacionais indicando que quanto mais tempo as crianças ficam na escola, melhor para sua educação. Será?

Educação integral de qualidade é aquela que não prioriza tempo, mas oferece melhores condições de aprendizagem. De que adianta aumentar o tempo se não há um Projeto que esteja voltado para a cultura, pois não há espaço, nem materiais e, muito menos, profissionais qualificados para isto?
Tempo integral significa, no meu conceito, que as crianças devem ter o conteúdo programático curricular de cada disciplina comum, por exemplo, língua portuguesa, matemática, etc. e ter em outros momentos atividades esportivas como a natação, o basquete, o vôlei, cinema, teatro, música, enfim, Projetos que visem a criança como um ser integral e integrado. Mas nossas escolas públicas estão preparadas e equipadas para receberem estes alunos de tempo integral, com todos estes equipamentos necessários para, realmente, realizarem atividades que os desenvolvam de forma integral, ou somente estão dando reforços de aprendizagem em períodos contrários para passar o tempo das crianças na escola? 

Em países de primeiro mundo, onde as crianças ficam em tempo integral, eles oferecem variadas atividades de esportes e cultura em períodos que não são de aprendizagem conteudista curricular.  Os alunos vivenciam experiências, por meio de Projetos, de teatro, música, cinema, ou seja, seu tempo é utilizado de forma a promover o ser humano como um todo. Será que é isto que vem ocorrendo em escolas de período integral aqui no Brasil?  Será que não estamos reproduzindo a educação assistencialista de deixar mais tempo na escola para somente alimentar estas crianças?  Será que não estamos fazendo uma educação de depósito, em vez de uma educação integral de qualidade que propicie, de fato, uma formação real às crianças brasileiras? Será que não estão usando a educação como mais uma manobra eleitoreira, dizendo que é de qualidade, enquanto é de quantidade? Questões para serem pensadas e repensadas...


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