Estou vendo muitas propagandas
políticas educacionais indicando que quanto mais tempo as crianças ficam na
escola, melhor para sua educação. Será?
Educação integral de qualidade é
aquela que não prioriza tempo, mas oferece melhores condições de aprendizagem.
De que adianta aumentar o tempo se não há um Projeto que esteja voltado para a
cultura, pois não há espaço, nem materiais e, muito menos, profissionais
qualificados para isto?
Tempo integral significa, no meu
conceito, que as crianças devem ter o conteúdo programático curricular de cada
disciplina comum, por exemplo, língua portuguesa, matemática, etc. e ter em
outros momentos atividades esportivas como a natação, o basquete, o vôlei,
cinema, teatro, música, enfim, Projetos que visem a criança como um ser
integral e integrado. Mas nossas escolas públicas estão preparadas e equipadas
para receberem estes alunos de tempo integral, com todos estes equipamentos
necessários para, realmente, realizarem atividades que os desenvolvam de forma
integral, ou somente estão dando reforços de aprendizagem em períodos
contrários para passar o tempo das crianças na escola?
Em países de primeiro mundo, onde
as crianças ficam em tempo integral, eles oferecem variadas atividades de esportes
e cultura em períodos que não são de aprendizagem conteudista curricular. Os alunos vivenciam experiências, por meio de
Projetos, de teatro, música, cinema, ou seja, seu tempo é utilizado de forma a
promover o ser humano como um todo. Será que é isto que vem ocorrendo em
escolas de período integral aqui no Brasil?
Será que não estamos reproduzindo a educação assistencialista de deixar
mais tempo na escola para somente alimentar estas crianças? Será que não estamos fazendo uma educação de
depósito, em vez de uma educação integral de qualidade que propicie, de fato,
uma formação real às crianças brasileiras? Será que não estão usando a educação
como mais uma manobra eleitoreira, dizendo que é de qualidade, enquanto é de
quantidade? Questões para serem pensadas e repensadas...
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