Quando entro nas instituições de ensino percebo os gostos das crianças por determinados assuntos desde a educação infantil. Já neste período as crianças despertam para os conhecimentos e aos poucos vão revelando seus talentos para uma determinada área em específico. Uns gostam de ler e escrever, outros de desenhar, outros de contar, e assim sucessivamente. Quando entram para o ensino fundamental estes gostos e talentos também são notados, principalmente pelos professores. As crianças possuem facilidades e dificuldades para determinados conteúdos e trabalhar de maneira diferenciada seria o correto, mas como fazer isto em uma sala de aula numerosa?
Nosso ensino atual tanto nas escolas particulares quantos nas públicas não privilegia os talentos das crianças e as obrigam a estudar tudo, mas isto não é culpa das escolas e sim do nosso sistema de ensino, que exige em lei que todas as crianças sejam “formatadas” igualmente. Penso em como seria importante se trabalhássemos os talentos de forma diferenciada e valorizando os gostos de cada um desde o ensino fundamental. Tudo ficaria tão diferente, a escola seria muito mais divertida e as crianças aprenderiam de fato com significado para a vida; poderiam, assim, desenvolver uma profissão de acordo com os seus talentos e aptidões.
Acho que está mais que na hora de revermos o sistema educacional brasileiro e pararmos de fazer de conta que ensinamos, deixarmos de tapar o sol com a peneira, mas para isto é necessário que a sociedade em geral se conscientize da necessidade e todos se mobilizem para que isto de fato aconteça. Até quando vamos ensinar como há 50 anos? O mundo mudou e precisamos acompanhar estas mudanças dentro da escola. Só assim teremos um país forte econômica, social e politicamente com uma economia natural e sustentável.
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