segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como tornar o ensino estimulante para os pequenos?

Esta pergunta foi feita por uma professora de crianças com 6 anos de uma escola pública (não darei maiores informações por questões éticas, não importa o local mais sim a história) que não consegue fazer com que seus alunos desta idade tenham atenção em sala de aula.  Bem, vamos às reflexões:

Primeiro, entender que esta nova geração não pode ser ensinada como as outras anteriores é o primeiro passo, as crianças possuem muitas informações por conta das diversas tecnologias existentes hoje e sabem onde buscar informação, então o estudo tradicional com carteiras enfileiradas umas atrás das outras e com o professor utilizando somente lousa, giz ou caneta de quadros não funciona mais.

Segundo, querer que tenham silêncio e fiquem de cabeça baixa quando o mundo está acontecendo lá fora não mais justifica este tipo de aprendizagem para as crianças que nasceram na geração 2000. Livros e apostilas com desenhos que mais parecem garatujas do que seja real não funcionam quando ele pode ver isto em imagens reais em seus aparatos eletrônicos.

Mas o que fazer? Calma, não se desesperem, para tudo nesta vida há um jeito. Vamos às dicas...

Use a lousa, giz ou canetas, se assim preferir, mas introduza as tecnologias em sala de aula ou até mesmo nas tarefas de casa. Por exemplo, fale sobre os animas anfíbios, leia no livro se a escola assim o exigir, mas use o computador e a internet, e pesquisem imagens destes animais. Desta forma o conteúdo a ser ministrado se torna mais interessante, deixem que busquem maiores informações sobre estes bichos, depois discuta o que cada um ou dupla achou na net, conversem sobre a pesquisa, deixem que expressem suas opiniões e sentimentos sobre estes animais. Algumas crianças podem ter medo, deixem que verbalizem, torne sua aula interessante com o uso de novas tecnologias, use a internet a seu favor. Assim terá uma aula interessante e prenderá atenção dos pequenos. AGORA FICA UM ALERTA... LOUSA, GIZ (CANETA), FALATÓRIO E FIGURAS DESENHADAS FORA DO REAL NÃO SERVEM E NÃO PRENDEM A ATENÇÃO DESTA NOVA GERAÇÃO. O único jeito é não ter a tecnologia como inimiga e sim como um instrumento de trabalho que veio enriquecer a aprendizagem em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário