segunda-feira, 6 de maio de 2013

Mães e professores não precisam ser infalíveis

Se entendemos que todos somos aprendizes e que por isto erramos e acertamos em nossas escolhas, não precisamos ter medo de errar. Quando não temos medo de errar as chances de erro diminuem porque experimentamos e vivenciamos situações novas de aprendizados.

Todo momento temos que enfrentar os conflitos como grandes desafios a serem vencidos por nós.  Tem um ditado que diz “quem nunca errou que lance a primeira pedra”. O grande problema é que tantos os pais quanto os professores são cobrados o tempo todo pela sociedade em geral como tendo que ser perfeitos para não manchar a reputação da família  e/ou da escola.

Quando errarem, peçam desculpas e ensinem que não somos infalíveis, mas que estamos sempre aprendendo e, por favor, não repitam o erro. Se repetirem o erro estarão reforçando o errado e as crianças poderão aprender a fazer incorretamente.  Reflitam os erros e aprenda com eles sempre. Não tenha medo de dizer eu errei e pronto. Sem dramas, sem receios, sem aflições. Apenas a verdade dos fatos sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário