sexta-feira, 17 de maio de 2013

Evite desperdicíos em casa e ensine a economizar

 
Vocês já pararam para pensar como os brasileiros consomem demais e desperdiçam muito? Estou a falar de comida e de objetos em geral. Vivemos a era do instantâneo, da rapidez e nem percebemos que quanto mais consumimos, mais resíduos produzimos e, pior, nem sempre precisamos do que compramos e/ou adquirimos.

Mas por que fazemos isto?   Baixa autoestima, hábitos que aprendemos em casa, os dois juntos?

Quem precisa comprar para mostrar aos outros tem baixa estima, pois precisa viver de aparências devido ao fato de não gostar de si mesmo. Esta insatisfação pode gerar consumismo seja de qualquer coisa, comida, bebida, roupa etc. Para satisfazer uma carência e suprir que não sou tão maravilhoso assim como pessoa compro coisas e objetos para mostrar aos outros quem sou ou o que posso ter.

Pior: ensinam com estes atos as crianças a serem iguais, ensinam a ser fracas e consumistas em vez de mostrar a serem pessoas fortes, que não precisam se abalar com o que os outros pensam ou acham de você. O que importa é o que somos de fato e não o que temos. Mas para ser é necessário aprender sempre, ter conhecimento e não viver de aparências. Quem vive de aparências na tem conteúdo, por isto precisa consumir cada vez mais e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário