sexta-feira, 10 de maio de 2013

Quando a criança solicita carinho, o que eu faço se estou atrasada para o serviço?

Este questionamento veio até mim por uma rede social, foi um pedido de socorro de uma mãe que tem uma criança de seis anos em casa, uma menina que solicita que ela quando acorda fique um tempo na cama fazendo carinho no seu rosto e nos seus braços.
Fiquei abismada com esta pergunta, mas pode ser que outras pessoas também passem pelo mesmo problema que, a meu ver, não tem nada de errado. A queixa da mãe era que parece que a filha sabe quando ela está atrasada e aí solicita mais este tipo de comportamento.
Bem, se os adultos estão sempre atrasados já existe algo de errado no planejamento de horários da família. Se quiserem ser exemplos precisam programar melhor o seu dia a dia de modo que não precisem fazer as coisas correndo e nem rejeitar um ato de carinho porque estão atrasados. Diante de um imprevisto, tudo bem em não ocorrer o planejado.
Se estiver atrasada, explique para a criança o porquê está sem tempo, converse francamente e peça desculpas por não poder fazer este carinho naquele momento. Explique o horário de trabalho, mas deixe claro que este imprevisto aconteceu por tal fato. E que imprevistos acontecem, por isto não poderá realizar tantos carinhos naquele momento, mas assim que puder o fará com o maior prazer porque amam a criança, e muito. Não deixem de dar carinho nunca se quiserem que seus filhos (as) sejam pessoas afetivamente saudáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário