segunda-feira, 20 de maio de 2013

De novo, você machucou a mamãe

Uma menina linda de 1 ano e 11 meses estava com seus pais brincando e alegres quando sem querer ela machucou a sua mãe. Irritada a mãe fala com tom áspero: “De novo você machucou a mamãe. Eu já te disse que gosto de carinho e não de mordidas. A mamãe já disse isto para você.”
Bem, vamos às análises. Vocês acham que uma criança de 1 ano e 11 meses vai se lembrar do que a mãe disse antes? Muito difícil. Outra coisa: os pais estavam brincando e sorrindo, a criança fez sem querer em forma de brincadeira que iria morder a mãe e mordeu. Mas antes os pais estavam verbalizando a mesma situação para a criança e a própria mãe dizia: “você é tão linda eu vou te morder”. Vejam: ela reproduz aquilo que a mãe falou alguns segundos antes como forma de carinho. Na cabeça desta criança deve estar uma confusão sobre o que é carinho e o que é machucar. As contradições foram impostas pelos próprios adultos e depois reclamam.
Não façam para as crianças aquilo que não querem que façam com você. Simples assim, não seja contraditório para que a criança aprenda o que é carinho e o que é machucar. Pensem nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário