quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ninguém nasce sabendo...

 
Uma mãe me fez uma pergunta que na hora achei engraçada, mas depois pensei bem e resolvi escrever para vocês. Ela me questionou que sua filha não sabe pentear os cabelos e que ela já ensinou tanto, já falou tanto e não adianta. Eu questionei a mãe fazendo algumas perguntas-chaves, tais como:

Você penteia seus cabelos na frente da criança? Penteia os cabelos dela com calma, ensinando como faz?

A mãe foi categórica e disse: “eu falo, falo, falo e não adianta. Quando eu penteio, eu não fico explicando, ela tem que aprender”. Fiquei pensando em como deve ser a cena desta mãe penteando os cabelos da garota. Ela deve puxar com força, brigar e falar alto o tempo todo. Assim ninguém aprende mesmo.

Brinque de cabeleireira, escove com calma, pegue mexas pequenas, escove embaixo para não ficar cheio de nó, escove por partes. Mas faça isto de maneira agradável, em forma lúdica, isto será prazeroso tanto para a criança quanto para você, que passará por momentos divertidos com aquela criança. Divirta-se e passe momentos felizes com a criança, assim ela aprende e não esquece pelo resto da vida. Agressão gera agressão, paciência e diversão geram aprendizado. Entenderam?

Nenhum comentário:

Postar um comentário