terça-feira, 21 de maio de 2013

Dia de comemoração no período de aula. O que fazer se o pai ou mãe não podem comparecer?

 
Recebi um questionamento de uma mãe aflita. Ela me perguntou se ela ou o marido não comparecerem em uma comemoração do Dia da Água no horário de aula, se isto iria prejudicar o desenvolvimento de seu filho. A aflição da mãe era por que ela e o marido trabalham e não podem ficar faltando ou justificando no serviço uma saída mais cedo para ver a apresentação de seu filho na escola.

É uma situação delicada e que precisa ser muito bem conversada com a criança. O bom seria que a escola não realizasse este tipo de comemoração no período de aula, mas se fizer, paciência. Conversar, explicar para a criança é o melhor caminho, se a mesma ficar triste por que outras mães vão e você não pode ir, explique que você trabalha, que não pode sair mais cedo, que isto acarretaria em demissão, que poderia ser pior para a família se ela tivesse que ser demitida por que faltaria dinheiro. Enfim, fale de maneira transparente e objetiva até a criança entender de fato o que acontece.

Agora não fique triste e nem se sinta culpada ou com alguma angústia; tantas pessoas passam por isto, você e seu filho (a) não são os únicos. Outra coisa: a criança precisa aprender desde cedo que nem todas as nossas vontades podem ser satisfeitas sempre, a vida não é assim! E elas também precisam aprender a lidar com frustrações. Isto é viver.

Agora, professores pensem muito em fazer apresentações nas instituições de ensino na qual a a presença dos pais é necessária. Muitas vezes temos a maior boa vontade em fazer coisas diferentes, mas esquecemos de que muitos pais trabalham e se não for no período noturno ou no sábado, os pais não poderão comparecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário