quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como ensinar regras etiquetas para as crianças pequenas?

 
Primeiro, ela tem que ter o referencial do que seja comer direito, falar somente quando não tiver alimento na boca, usar o guardanapo antes de beber algo, enfim, ela precisa ver nos adultos estas atitudes para depois imitá-los. Não adianta exigir do outro se você não o faz.

É simples explicar estas maneiras de se comportar, mas é necessário que você adulto vá orientando aos poucos, comece com o guardanapo e toda vez que você for limpar a boca explique o porquê está fazendo isto, fale também sobre a importância de limpar boca antes de beber algo para que o copo não fique todo engordurado.

Use os talheres de maneira correta e vá aos poucos explicando como fazer, toda vez que você  for fazer algo diferente na mesa converse por que faz isto. Não adianta brigar, falar alto, exigir e cobrar sem ensinar. Mas não espere que as crianças decorem todas as regras de uma só vez, isto precisa ser internalizado. Ensine também que imprevistos podem acontecer e que aja com naturalidade, afinal de contas ninguém está imune de acontecer de um copo quebrar, um garfo cair no chão etc.

O importante é  ensinar com calma, fazer e ir corrigindo aos poucos, mas sempre explicando o porquê. Por exemplo: por que não devemos comer de “braços abertos”? Porque as pessoas estão sentadas ao nosso lado e não podemos incomodar com as “asas abertas” os outros. É simples, para tudo tem uma explicação e se não souber procurem em manuais de etiqueta. Para algumas pessoas isto parece frescura, mas não é, a sociedade exige regras de comportamento e, em minha opinião, é tão bonito ver alguém comendo de maneira correta e com calma e elegância.

Futilidade, não, nunca sabemos onde e quando precisaremos usar estas regras. Mas lembre-se também que cada cultura possui maneiras de se comportar, por isto não existe certo ou errado, somente tome cuidado para explicar as regras e também deixe claro que outras culturas possuem costumes diferentes e devemos sim quando formos visitar alguém de outra cultura saber como eles se comportam para fazermos igual, senão corremos riscos de não sermos aceitos em outros locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário